O filósofo Platão compreende a realidade articulada em dois níveis, o inteligível (das ideias) e o sensível. Explique resumidamente esses níveis e suas relações.
Soluções para a tarefa
Na filosofia platônica, o nível inteligível ou das ideias compreende os seres em si, eternos e imutáveis. Trata-se da dimensão superior da realidade, alcançada somente pela racionalidade. O plano sensível, nível inferior de realidade, é uma espécie de mundo de cópias em que tudo se corrompe, se transforma e se desfaz. O nível sensível da realidade é composto por reproduções imperfeitas das ideias, dos seres inteligíveis. Um marceneiro que confecciona uma mesa baseia-se na ideia de mesa e, por mais perfeito que seja seu trabalho, o móvel fabricado será inferior à ideia e sofrerá decomposição ao longo do tempo. Situação idêntica
verifica-se com um triângulo desenhado por um geômetra, isto é, uma cópia imperfeita da ideia de triângulo. Mesas, triângulos, casas, árvores, seres humanos, valores morais, enfim, tudo o que existe no mundo efetivo em que vivemos é proveniente de um nível superior da realidade, o nível das ideias, dos seres eternos.