O filósofo Paulo Freire, com a intenção de substituir a concepção de educação bancária, que ele critica, desenvolveu o conceito de educação problematizadora, que apresenta em sua base uma compreensão extremamente diferente do que significa "conhecer"
Soluções para a tarefa
A sequência correta sobre o que é conhecer para Paulo Freire é: c. V - V - F - V.
I. ( V ) Para Freire, conhecimento é sempre conhecimento de alguma coisa, ou seja, não é possível separar o ato de conhecer daquilo que se conhece.
II. ( V ) O conhecimento, para Paulo Freire, é sempre “intencionado”, pois ele sempre está dirigido para alguma coisa.
III. ( F ) Freire concebe o conhecimento como estreitamente relacionado com suas formas de representação no texto e no discurso.
IV. ( V ) O ato de conhecer, para Freire, envolve intersubjetividade e intercomunicação, sendo que esta última é mediada pelos objetos a serem conhecidos.
O conhecimento para Paulo Freire
Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo e educador brasileiro. Sua visão de educação e prática pedagógica é até hoje, alvo de atenção e questionamento por acrescentar uma atitude crítica e a educação como uma ferramenta de transformação social.
E é assim que Paulo Freire concebia o ato de conhecer, como um processo transformador. Para o filósofo, o conhecimento surge no diálogo inquietante dos homens entre si e com o mundo. Cabe ao professor, em sua prática pedagógica contribuir através do diálogo, no processo de construção do conhecimento e emancipação dos sujeitos.
Assim, o aluno passa a ser agente do conhecimento e traz na experiência vivida, a intersubjetividade e a intercomunicação como forma de crítica e autocritica constante.
Aprenda mais sobre O conhecimento para Paulo Freire em: brainly.com.br/tarefa/3496408
#SPJ4