O filósofo Louis Althusser dividiu os agentes de controle social em: aparelhos repressivos e aparelhos ideológicos do Estado. Explique e exemplifique-os
Soluções para a tarefa
Os aparelhos repressivos são aqueles que usam da violência explícita, mesmo física, contra quem o Estado aponta como inimigo (ou como um "risco" para a manutenção da ordem social). As forças policiais e o exército são exemplos de aparelhos repressivos do Estado.
Já os aparelhos ideológicos são aqueles que usam da violência simbólica e do convencimento, pela divulgação de uma ideologia favorável à manutenção das estruturas de poder no Estado, para que se mantenha a ordem social e ninguém questione a ordem social. A televisão e o rádio são dois exemplos históricos disto.
Resposta:
Os Aparelhos Repressivos correspondem às seguintes instituições: Governo, Administração, Exército, Polícia, Tribunais, Prisões, etc.
Já os Aparelhos Ideológicos do Estado correspondem aos aparatos religiosos, escolares, familiares, legais, políticos, sindicais, culturais e os de informação.
O primeiro trabalha com a violência e o segundo com a ideologia.
Explicação:
Espero ter ajudado!!!