O filósofo John Searle é, talvez, mais famoso pelo seu experimento de pensamento chamado de Quarto Chinês, que consiste em um exercício de raciocínio para se contrapor à ideia de que a mente pode operar sem um corpo, sendo essa teoria um forte componente da conhecida teoria de AI (Inteligência Artificial). Searle nega o dualismo cartesiano na qual afirma que, para uma "máquina pensar", esta deve ter, como integral em si, também estados mentais biológicos ou neurobiológicos.
Seu desafio será apontar um argumento filosófico que sustente a perspectiva de Searle, isto é, assim como o pensador fez com o Quarto Chinês, você terá que pontuar porque motivo a mente não pode ser uma substância separada do corpo biológico.
Soluções para a tarefa
À partir do "Quarto Chinês" podemos pensar que um programa de computador não pode ser considerado um "pensar" ou capaz de "raciocínio" pelo fato de que este programa puramente manipula símbolos formais, e sabemos que manipulações de símbolos, por si mesmas, não são suficientes para garantir a presença de significados. Significados exigem uma interpretação, compreensão, inflexão feita por um ser pensante. Este, por sua vez, deve ter sua base fundada em seu próprio organismo. Ou seja, há de existir um "hardware" que permite a livre criação de significados, e não apenas sua demarcação sintática. Assim, pode-se desenvolver qualquer tipo de linguagem programacional, mas, a interpretação dessa linguagem e seu "sentido" não será dada pelo ser. Apenas se em sua constituição tiver esse "suporte". Um cérebro não somente produz dados, há nele uma significação, assim como uma estrutura que permite tal significação. Assim, os fenômenos mentais são também biológicos, e não apenas formais
O pensamento é uma faculdade humana que está intrinsecamente ligada a mente.
Pensamento e a mente
O pensamento pode ser considerado como uma capacidade humana de raciocinar sobre um determinado assunto. Essa é uma das principais características intrinsecamente humanas, uma vez que os nossos pensamentos não são meros conhecimentos sobre o mundo, mas sim algo feito com intencionalidade de uma forma mental.
Como um pensamento depende ontologicamente de uma mente racional e a razão está ligada ao cérebro, podemos dizer que o pensamento depende não pode existir sem a existência do próprio corpo. Pois o corpo é o canal que possibilita a mente produzir o pensamento.
Para saber mais sobre pensamento, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6967930
#SPJ2