O filósofo francês do século XVI Etienne La Boétie é autor de um discurso que se coloca como um manifesto à liberdade, questionando as causas da dominação de muitos por poucos e quais as razões que levavam os povos a se submeterem à vontade de um tirano. Em Discurso da Servidão Voluntária, afirma que:
“Se os habitantes de um país encontraram algum grande personagem que lhes tenha dado provas de grande previdência para protegê-los, grande audácia para defendê-los, grande cuidado para governá-los, se doravante cativam-se em obedecê-los e se fiam tanto nisso a ponto de lhe dar algumas vantagens, não sei se seria sábio tirá-lo de onde fazia o bem para colocá-lo num lugar onde poderá malfazer; mas certamente não poderia deixar de haver bondade em não temer o mal de quem só se recebeu o bem.”
LA BOÉTIE, Etienne. Discurso da Servidão Voluntária. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 12. A partir da teoria desenvolvida pelo filósofo e dos seus conhecimentos, marque a opção CORRETA sobre o poder único e autoritário existente na França no século XVI: Leitura Avançada
a) No contexto da monarquia absolutista as rebeliões eram ações autorizadas pelo rei, cuja autoridade emanava da vontade e dos anseios populares.
b) A organização política do Antigo Regime foi caracterizada em torno da monarquia absolutista, em que o poder não era alcançado somente pela força, pois parte da sociedade era fiel e obedecia ao rei.
c) A monarquia absolutista era convergente com o pensamento protestante que funcionava de recurso básico para o fortalecimento do poder real e que possuía apoio dos servos e dos escravos.
d) Em torno de uma prática democrática havia uma liberdade na organização econômica do Antigo Regime que era estruturada a partir do mercantilismo que pregava a ausência do estado no controle do sistema econômico.
e) Mediante a servidão voluntária, o texto apresenta as bases da monarquia parlamentar e constitucional, aspectos jurídicos fundamentais para o fortalecimento do poder real a partir do apoio servil.
Soluções para a tarefa
Resposta: B: A organização política do Antigo Regime foi caracterizada em torno da monarquia absolutista, em que o poder não era alcançado somente pela força, pois parte da sociedade era fiel e obedecia ao rei.
Com relação ao conceito da servidão voluntária na França do século XVI, pode-se afirmar que havia um contexto social que permitia que a monarquia absolutista vigorasse. Portanto a resposta correta é a alternativa B.
Contextualizando a França do século XVI
Na França do século XVI, vigorava um sistema monárquico absolutista cujo período de domínio ficaria conhecido como o Antigo Regime.
O Antigo Regime prosperou até que a política monárquica chegasse a um ponto insustentável de incompetência administrativa para gerir as finanças e as necessidades básicas da população francesa.
Saiba mais sobre o Antigo Regime em https://brainly.com.br/tarefa/46433427
#SPJ2