O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos. O amigo seria o amigo de suas próprias criações? Ou então é o ato do conceito que remete à potência do amigo, na unidade do criador e de seu duplo? Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. DELEUZE, Guilles; GUATTARI,Félix. O que é filosofia? Tradução de: PRADO JUNIOR, Bento, Alberto Alonso. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2004. A quais das proposições a seguir o texto se refere? *
a) I. Ao diferencial que caracteriza a filosofia em relação a outras formas de conhecimento, ou seja: o fato de se constituir em um saber relacionado à criação conceitual.
b) II. À relação entre a origem do termo filosofia: “amigo da sabedoria”, e a atividade que caracteriza o filósofo, ser amigo de suas próprias criações, os conceitos.
c) III. Ao fato de o filósofo, ao amar o saber, acaba se tornando a potência que o faz acontecer, por meio da criação conceitual.
d) IV. À afirmação de que a filosofia não pode ser concebida meramente como a arte de fabricar conceitos, pois estes não são simplesmente produtos, e sim potências caóticas.
e) V. Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:IV
Pelo que parece amigo você também está fazendo prova??
jubisclebisonsantos:
Sim amigo, muito obrigado
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás