O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho. Chamados anteriormente de celenterados, os cnidários englobam mais de 11000 espécies, como os corais, anêmonas-do-mar e águas-vivas. São animais de estrutura corporal relativamente simples e de hábito predador. O cnidócito é a principal estrutura que reúne os organismos neste filo, e é utilizada no ataque e na defesa. Marque a alternativa que melhor define este tipo de célula. *
(A) Célula que permite a filtração de partículas presentes na água para alimentação.
(B) Célula capaz de disparar descargas elétricas que paralisam as presas para que possam ser ingeridas pelos cnidários.
(C) Célula que contém uma cápsula cheia de líquido urticante e um filamento cuja extremidade é capaz de penetrar no tecido da presa.
(D) Célula que produz muco adesivo que permite a captura do alimento.
(E) Célula capaz de gerar calor que queima os tecidos da presa, paralisando-a e permitindo a sua captura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Resposta:
Letra C
Explicação:
Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos. Ao ser tocado o cnidócito lança o nematocisto, estrutura penetrante que possui um longo filamento através do qual o líquido urticante contido em seu interior é eliminado. Esse líquido pode provocar sérias queimaduras no homem. Essas células participam da defesa dos cnidários contra predadores e também da captura de presas. Valendo-se das substâncias produzidas pelos cnidócitos, eles conseguem paralisar imediatamente os pequenos animais capturados por seus tentáculos.
Anexos:
Perguntas interessantes