Sociologia, perguntado por prigomes15, 11 meses atrás

O filme Tempos Modernos, uma das obras mais célebres de Charles Chaplin (1936), faz uma crítica ao sistema capitalista através da rotina de um operário na linha de montagem. Ao cumprir a tarefa repetitiva dia após dia, o trabalhador deixa de pensar, tornando-se mais uma peça na engrenagem da vida. Considere a imagem abaixo: [image] Fonte: THAVES. Publicada no Jornal do Brasil. 19 fev. 1997. Assinale a alternativa correta: É possível fazer um paralelo entre a imagem e o filme, já que ambos tratam da questão da alienação. Uma das formas de diminuir a alienação seria estimular a reflexão filosófica desde a escola. Não é possível fazer um paralelo entre a imagem e o filme, já que o sentido das duas produções é diferente. A imagem demonstra que não é preciso dominar todo o processo para trabalhar bem. Tanto a imagem como o filme abordam a dificuldade em se reconhecer naquilo que se faz. A solução está na educação profissional que permite compreender o processo técnico da produção. Tanto a imagem como o filme tratam da alienação, da separação entre a produção e sua organização. E isso só pode ser superado pela melhor capacitação técnica do trabalhador. Só é possível compreender a relação entre a imagem e o filme citado se pensarmos no fracasso do sistema capitalista que só gera miséria e alienação. A reflexão filosófica permite superar essa realidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
18

A alternativa A está correta.

Em tempos modernos, Chaplin dialoga sobre os processos de produção do sistema capitalista, e, os indivíduos que acabam se alienando se tornando massa de manobra no processo de produção nas fábricas.

Além disso, este filme está diretamente relacionado a evolução da sociedade moderna e os métodos de produção fabril, além de apresentar como isso afeta o espaço o qual o indivíduo habita e suas relações de comunicação, interação e socialização.

Respondido por 2maybe
18

Resposta:

É possível fazer um paralelo entre a imagem e o filme, já que ambos tratam da questão da alienação. Uma das formas de diminuir a alienação seria estimular a reflexão filosófica desde a escola.

Explicação:

Perguntas interessantes