O filme Laranja Mecânica retrata um futuro indeterminado e é predominantemente narrado na perspectiva de Alex, um jovem extremamente violento que rompe com todos os padrões morais, jurídicos e pedagógicos. Alex representa os delinquentes juvenis que amedrontam as sociedades, as quais estabelecem uma relação alienada para com essas pessoas nocivas à produtividade comunitária. Além disso, o filme aborda a função das instituições prisionais, escolares e hospitalares na sociedade disciplinar. Tal como podemos perceber na imagem, quando preso, Alex é submetido a práticas médicas e judiciais que têm por objetivo moldar a personagem conforme as exigências sociais de docilidade e disciplina. Mais precisamente, Alex é submetido à Terapia Ludovico, a qual consiste em uma técnica que desencadeia a aversão pelo sexo, pela violência e pela doença. Alex é obrigado a ver uma série de cenas, exibidas em um telão, que retratam a sexualidade, a violência e a doença sob a perspectiva da brutalidade e do horror.
Com base na descrição feita sobre a Terapia Ludovico, à qual Alex é submetido, analise esse texto de Michel Foucault:
O momento histórico das disciplinas é o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa não unicamente ao aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas à formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente. Forma-se então uma política das coerções que são um trabalho sobre o corpo, uma manipulação calculada de seus elementos, de seus gestos e de seus comportamentos. (...) A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dóceis.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Tradução de: RAMALHETE, Raquel. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p. 133
Sobre a relação entre a Terapia Ludovico e o poder disciplinar, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Podemos constatar no filme Laranja Mecânica a representação do dispositivo disciplinar, o qual tem por finalidade garantir o bem-estar do indivíduo na sociedade.
II. A Terapia Ludovico retrata as práticas disciplinares, apontadas por Foucault, as quais perpassam a sociedade hodierna e agem sobre os corpos dos indivíduos de maneira a formar pessoas úteis e dóceis, isto é, normais. Sendo assim, a disciplina é uma estratégia de poder médico, jurídico, econômico, religioso e pedagógico que produz seres idênticos e exclui a diferença.
III. Ao refletirmos sobre a relação entre o filme e as análises de Foucault sobre a sociedade disciplinar, podemos concluir que esse autor reprova as atitudes de Alex na medida em que propõe uma sociedade guiada pela disciplina, ou seja, pelo bom comportamento.
IV. Foucault faz uma análise da relação entre poder, saber e verdade e diagnostica a sociedade da disciplina. A intenção desse autor, portanto, é a de diagnosticar as relações de poder da sociedade e não a de qualificar ou desqualificar comportamentos políticos de maneira a propor como deveria ser o mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Online de filosofia né? alkjsjalksja chutei a letra b (l e ll) e errei, bolads.
Perguntas interessantes
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás