História, perguntado por josejulio2005, 7 meses atrás

O filme Argila, estreado em 1942, produzido com argumento de Roquette Pinto e direção de Humberto Mauro, expressa em seu enredo a condenação do estilo de vida burguês; mostra um grupo alienado, consumidor de cultura estrangeira, que vive em meio a luxo, ócio, festas, sem se preocupar com os problemas nacionais. Em contraste com esse ambiente, aparece a representação do mundo do trabalho, honrado, orientado por uma moral impoluta e marcado pela religiosidade. O ‘galã’ trabalhador surge em cena como empregado de uma olaria cujo patrão é um português, explorador dos trabalhadores. Mas a atriz, que faz o papel da burguesa, líder do grupo de alienados, compra a fabriqueta e aí introduz a produção de peças de cerâmica em estilo marajoara. Esse fato modifica sua vida e seus valores, convertendo-se à ideologia nacionalista, o que se evidencia por seu interesse em contribuir para a valorização da cultura nacional/popular. Em decorrência disso, torna-se protetora dos trabalhadores, aos quais devota estima e respeito.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, considere as afirmativas a seguir.

I. Filmes de ficção, como Argila, denotavam o esforço de propagação dos ideais nacionalistas do projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, procurando se opor ao culto dos heróis, divas e ideais veiculados por Hollywood.

II. O filme procurava atender ao objetivo de utilizar o cinema como instrumento educativo, contribuindo, dessa forma, para a formação do povo brasileiro em novas bases. Pretendia-se colocar o público em contato com personagens e situações capazes de modificar sua conduta.

III. Os projetos ideológicos do período em relação aos meios de comunicação, tanto no caso do cinema quanto no do rádio, tiveram que competir com o setor privado, que utilizava esses mesmos veículos para produzir mercadoria geradora de lucro.

IV. No período da produção do filme, foi tênue a relação entre cultura e poder político, havendo uma recusa da participação do Estado no setor cultural, com conseqüente liberdade para a produção cultural.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kamendes46
2

Resposta:

Os itens corretos são os números II e III.

Perguntas interessantes