História, perguntado por Bernardoenglert, 1 ano atrás

O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuado, algumas existiram completamente estranhas à evolução interior das sociedades européias. O texto refere-se : As invasões prolongadas e devastadoras dos sarracenos, húngaros e vikings na Europa, nos séculos IX e X (ao sul, leste e norte respectivamente), depois do esfacelamento do império Carolíngio


Bernardoenglert: Quero saber o pq dessa resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por Emmanuel192
73
Tudo tem origem com o declínio do império romano do ocidente que foi invadido pelos povos bárbaros. Na região que compreendia o antigo império romano do ocidente vários outros povos se instalaram, dos quais destacamos a nível de ensino médio o reino franco. Por se tratar de uma região em que muitos povos estavam invadindo-a, é de se esperar que houvessem conflitos, disputa por melhores terras. Logo, podemos concluir que aquela região (império romano do ocidente) era uma região de conflito entre povos bárbaros. Mais tarde, no declínio do império Carolíngio com o tratado de Verdum que dividia as terras entre os netos de Carlos Magno, houveram ainda mais conflitos, pois a terras foram divididas mas cada um queria ficar com a melhor terra, logo temos mais uma vez a instalação de um conflito. O sistema feudal teve origem por meio desses conflitos, onde os vassalos passaram a não respeitar a soberania do rei e transformaram sua terra em "independente". Havia sim um rei, mas ele não tinha poder sob os feudos.

Espero ter ajudado. 
Respondido por Lizethapaza
142

"O Feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuado, algumas existiram completamente estranhas à evolução interior das sociedades europeias."

(Marc Bloch, A SOCIEDADE FEUDAL)

O texto refere-se:

a) às invasões dos turcos, lombardos e mongóis que a Europa sofreu nos séculos IX e X, depois do esfacelamento do Império Carolíngio.

b) às invasões prolongadas e devastadoras dos sarracenos, húngaros e vikings na Europa, nos séculos IX e X (ao Sul, Leste e Norte respectivamente), depois do esfacelamento do Império Carolíngio.

c) às lutas entre camponeses e senhores no campo e entre trabalhadores e burgueses nas cidades, impedindo qualquer estabilidade social e política.

d) aos tumultos e perturbações provocadas pelas constantes fomes, pestes e rebeliões que assolavam as áreas mais densamente povoadas da Europa.

e) à combinação de fatores externos (invasões e introdução de novas doutrinas e heresias) e internos (escassez de alimentos e revoltas urbanas e rurais).

Resposta letra B.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes