História, perguntado por lucianononato3, 1 ano atrás

O ferro e o vidro foram os principais materiais que marcaram a Revolução Industrial. Em períodos anteriores, eles já eram utilizados, mas é naquele momento que suas qualidades são exploradas para racionalizar a produção e ganham identidade própria e não mais auxiliar.

A obra abaixo (representada pelas figuras 1 e 2) é um exemplo disso, onde o ferro é aplicado na armação da pré nave para estabilizar a estrutura.

Soluções para a tarefa

Respondido por anetobraga
16

Resposta correta: b. Igreja de Sainte-Geneviève, em Paris; estilo neoclássico.

Respondido por marigiorgiani
5

Na Igreja de Sainte-Geneviève, em Paris; estilo neoclássico.

A utilização dos novos materiais (vidro e aço) despertou uma arte que projetou para primeiro plano os engenheiros, que utilizavam produtos pré-fabricados e materiais como o betão, o aço, e principalmente o ferro e lâminas de vidro, cada vez maiores possibilitando grandes janelas, arrojadas cúpulas de vidro, e consequentemente, espaços interiores mais iluminados.

O ferro suporta 4 a 40 vezes mais pressão que a pedra e tem um peso bastante menor, com a vantagem de se adaptar a qualquer forma e de não precisar de tantos apoios, aumentando o espaço de circulação. Com ele as paredes puderam ser bastante reduzidas na espessura.

A primeira estrutura industrial foi a Ponte de Ferro sobre o rio Severn, em 1775-1779 perto de Coalbrookdale, no centro de Inglaterra. A sua estética estava muito longe das formas arquitetónicas que nos tinham habituado, sendo o trabalho de engenheiros duramente criticado pelos arquitetos.

Outro exemplo, dos mais significativos da era industrial, foi a Torre Eiffel, muito criticada pelos parisienses e designada “a vergonha de Paris”, estando destinada a ser desmontada após a Exposição Mundial para a qual foi construída.

Aprenda mais em https://brainly.com.br/tarefa/9919557

Anexos:
Perguntas interessantes