Sociologia, perguntado por caamillacaandido, 1 ano atrás

“O fenômeno, que há muito tempo vem preocupando os países empenhados em controlar os fluxos migratórios, assumiu uma dimensão excepcional nos últimos dois anos. Depois que 280 mil pessoas entraram ilegalmente na União Europeia em 2014, 365 mil outras fizeram o mesmo nos oito primeiros meses de 2015. Esse número vem sofrendo um crescimento exponencial principalmente devido à guerra na Síria. Os sírios de fato representavam sozinhos 27,9% dessas entradas em 2014 (ou seja, 79 mil pessoas), à frente dos eritreus (34.500 pessoas, ou 12,2%), dos afegãos e dos kosovares (22 mil pessoas de cada uma dessas nacionalidades, ou 7,8% cada). Assim, quase metade dos migrantes vieram da Síria, da Eritreia e do Afeganistão, todos países em guerra ou sob algum regime ditatorial”.

POUCHARD, A. Entenda os conflitos que motivam a saída dos refugiados de seus países.

Diante das informações descritas no texto acima, tem-se uma ideia da dimensão que está se gerando nos países que recebem os refugiados das guerras, são sociedades diferentes, culturas diferentes, condutas morais diferentes. Elabore um texto argumentativo-dissertativo discutindo os conflitos dos relacionamentos sociais entre refugiados e a população dos países que os recebem e quais as formas de diminuir as diferenças sociais partindo-se dos princípios da ética e cidadania.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
23
Boa tarde!

Partindo de uma análise ética quanto o tema apresentado no texto, podemos compreender que: 

A questão dos refugiados, aumenta a cada ano, e, os principais problemas estão sempre relacionados com conflitos políticos, situações de tensão mundial e guerrilhas, deste modo, o movimento emigratório  vem sendo tido como um colapso humanitário, pois milhares de refugiados e imigrantes têm entrado clandestinamente. 


Partindo deste ponto, fica claro observar que apesar dos pesares, 
.essa questão vem sendo bastante trabalhada pela ONU, pois o mundo vem se sensibilizado com este tema, pois a xenofobia é um fato internacional, ao passo que ignora a consciência histórica das autoridades governamentais, estando preocupadas  em se livrar do perigo da expulsão  de suas fronteiras,  do que com a oferta de ajuda humanitária imediata, por isso, essa questão  precisa entrar na conscientização do mundo. 
Perguntas interessantes