O fenômeno La Niña também um fenômeno oceânico-atmosférico, porém com características opostas ao El Niño. Caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano Pacífico Tropical, alterando o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Com os ventos alísios mais intensos, mais águas quentes irão ficar "represadas" no Pacífico Equatorial Oeste e o desnível entre o Pacífico Ocidental e Oriental irá aumentar. Com os ventos mais intensos, a ressurgência também irá aumentar no Pacífico Equatorial Oriental. Por outro lado, devido a maior intensidade dos ventos alísios as águas mais quentes irão ficar represadas mais a oeste do que o normal. Novamente teríamos águas mais quentes, que aumentam a evaporação e consequentemente os movimentos ascendentes, que por sua vez geram nuvens de chuva e a Célula de Walker, que em anos de La Niña fica mais alongada que o normal.
Os principais impactos registrados no Brasil durante a atuação da La Niña são as secas severas na Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, as chuvas são mais abundantes.
Avalie as assertivas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o fenômeno La Niña ocasiona maior incidência de clima chuvoso e frio.
( ) Durante os meses de junho, julho e agosto, ocorre a intensificação do clima seco em uma parte do Brasil como efeito da La Niña.
( ) O efeito ocasionado pelo fenômeno La Niña é muito semelhante ao ocasionado pelo El Niño.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
V - V - F
b.
V - V - V
c.
V - F - F
d.
F - V - V
e.
F - V - F
Soluções para a tarefa
Resposta:El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Derivada do espanhol, a palavra "El Niño" refere-se à presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru, na época de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a esta presença de águas mais quentes de corrente El Niño, em referência ao Niño Jesus (Menino Jesus), isso pelo fato de que a ocorrência da ressurgência proporciona o acréscimo de peixe na superfície marítima.
Explicação:
Resposta:
a.
V - V - F
Explicação:
Corrigido no ava