História, perguntado por pedrombr4, 7 meses atrás

O fenômeno do Imperialismo ou Neocolonialismo no século XIX, que determinou a partilha da África e a dominação na Ásia, pelas potências europeias, foi resultado da expansão do próprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, de ampliação de mercados e áreas fornecedoras de matérias-primas e gêneros alimentícios. Assim sendo, é correto afirmar que a expansão imperialista:

a)Deu-se por meios pacíficos, porque os povos africanos e asiáticos não possuíam uma tradição belicosa e guerreira e não desenvolveram nenhuma resistência à penetração europeia em seus países.

b)Deu-se com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a necessidade da missão civilizadora e humanitária dos europeus sobre os povos conquistados, considerados cultural e racialmente inferiores.

c)Ocorreu em virtude da necessidade de se levar, para as novas áreas conquistadas, as grandes levas de trabalhadores desempregados pela utilização de maquinismos, em escala cada vez maior, na indústria europeia, que eram vistos como uma ameaça à estabilidade social.

d)Encontrou facilidades para se concretizar, em virtude das sangrentas lutas internas, travadas pelos povos africanos e asiáticos e da disposição das elites dirigentes de entregar poder às potências europeias para se beneficiarem economicamente.

e)Manteve as estruturas políticas e sociais dos povos africanos e asiáticos, conquistados com a estratégia de garantir-lhes a autonomia para a obtenção de maiores lucros e benefícios econômicos pelas potências europeias.

Soluções para a tarefa

Respondido por renanicosoares
0

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

A partilha africana e asiática teve como precisa essencial o "Darwinismo social" que tinha como característica utilizar assuntos de evolução para definir que os europeus eram evolutivamente superiores as outras culturas e por isso era necessário a intervenção, para tornar todos no mesmo "Nível" do povo europeu, essa foi a desculpa usada por eles.

Respondido por Bialindes
0

O imperialismo foi justificado como cruzada civilizatória. Está correta a alternativa B.

A "Era dos Impérios" (1875-1914) viu uma expansão dos países europeus na direção de África e Ásia, onde passaram a manter diversas colônias e protetorados. Gerou ainda uma disputa entre os países europeus pelos territórios.

No discurso político, a invasão era justificada como missão de civilização: os europeus iam ao ponto de dizerem que não faziam nada por interesse, mas por um "fardo" dado por Deus de civilizar os outros povos do mundo, conhecido como "fardo do homem branco".

Perguntas interessantes