O fenômeno da urbanização pode ser observado em diferentes escalas em nível mundial, como demonstra a anamorfose acima. Caracterize a realidade japonesa quanto à urbanização comparando o índice de urbanização do país ao de outros países do mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Japão está entre os países mais urbanizados do mundo, com 91,6% da população vivendo em cidades. Ao compará-los com outros países da anamorfose, é possível verificar que apresenta maior taxa de urbanização que a dos demais populosos do mundo (China e Índia).
Explicação:
É só analisar bem a imagem e as porcentagens.
A taxa de urbanização japonesa é uma das mais altas do mundo e, se você se lembra, a área metropolitana de Tóquio é atualmente o espaço urbano mais populoso do planeta.
Urbanização do japão
Se levarmos em conta que o Japão tem pouco mais de 127 milhões de habitantes, e que mais de 52 milhões de pessoas vivem nas duas regiões metropolitanas de Tóquio e Osaka, dá para ter uma ideia de quão concentrada é a rede urbana japonesa, já que mais mais de 40% da população japonesa está concentrada em duas megalópoles. Observe no mapa que você tem abaixo que o raio de influência da cidade de Tóquio se estende até quase 100 quilômetros do centro urbano.
O envelhecimento da população no Japão aumentou nas últimas décadas do século XX e tornou-se característico de um país altamente desenvolvido, onde a taxa de crescimento populacional é negativa, com mais mortes e menos nascimentos.
O Japão é uma sociedade urbana com apenas 5% da população trabalhadora relacionada à agricultura. Muitos agricultores procuram empregos de meio período perto das cidades para aumentar sua renda.
Se você quiser ler mais sobre a urbanização do Brasil, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/41691944
#SPJ2.