O fenômeno da miragem, comum em desertos, ocorre em locais onde a temperatura do solo é alta. Raios luminosos chegam aos olhos de um observador por dois caminhos distintos, um dos quais parece proveniente de uma imagem especular do objeto observado, como se esse estivesse ao lado de um espelho d’água (semelhante ao da superfície de um lago). Um modelo simplificado para a explicação desse fenômeno é mostrado na figura abaixo. O raio que parece provir da imagem especular sofre refrações sucessivas em diferentes camadas de ar próximas ao solo. Esse modelo reflete um raciocínio que envolve a temperatura, densidade e índice de refração de cada uma das camadas. O texto abaixo, preenchidas suas lacunas, expõe esse raciocínio. “A temperatura do ar com a altura da camada, provocando da densidade e do índice de refração; por isso, as refrações sucessivas do raio descendente fazem o ângulo de refração até que o raio sofra reflexão total, acontecendo o inverso em sua trajetória ascendente até o olho do observador”. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. (A) ■ diminuição - aumento - diminuir (B) ■ diminuiÇão - diminuição - diminuir (C) iumento - aumento - aumentar (D) diminui - aumento - diminuição - aumentar (E) não varia - diminuição - diminuição - aumentar
Soluções para a tarefa
O asfalto é aquecido ao longo do dia pela incidência dos raios solares e as camadas de ar próximas a ele possuem sua temperatura do aumenta de acordo com a proximidade. Portanto: "A temperatura do ar DIMINUI com a altura da camada..."
Note que com a elevada temperatura o ar quente tende a subir, tornando as camadas inferiores mais rarefeitas provocando assim o AUMENTO da densidade e proporcionalmente o AUMENTO do índice de refração.
A variação da quantidade de ar nas várias camadas faz com que o índice de refração varie, provocando assim uma mudança no angulo de refração. Essa mudança AUMENTA o angulo até que haja refração total e ele inverta sua trajetória.
Resposta:
(C) diminui-aumento-aumento-aumentar
Explicação:
O asfalto se aquece, aquecendo as camadas de ar próximas a ele; quanto mais baixa a camada, maior a sua temperatura. Por isso a temperatura do ar diminui com a altura da camada. O ar quente sobe, fazendo com que as camadas mais baixas se tornem mais rarefeitas. Portanto, há aumento da densidade com a altura da camada. Consequentemente, o índice de refração também sofre um aumento, sendo as camadas inferiores menos refringentes. A passagem de um raio de uma camada (+) refringente para outra (–) refringente faz com que o raio se afaste da normal na trajetória descendente, fazendo aumentar o ângulo de refração, até atingir o ângulo limite e a reflexão total, acontecendo o inverso na trajetória ascendente.