O fenômeno da globalização foi pensado por muitos como o fim da produção das diversidades. Esse termo, sempre associado à ideia de modernização - ou ainda "americanização" -, trouxe consigo a perspectiva de um mundo que estaria rumando a um processo de homogeneização cultural: as diversidades seriam solapadas por essa nova ordem colocada em escala mundial. Desde o final da Segunda Guerra Mundial e, em especial, após a Queda do Muro de Berlim, um mundo "sem fronteiras" e interligado difundiu o imaginário de uma "aldeia global". A difusão em velocidade espantosa das novas tecnologias de comunicação e transportes apresentaria uma inevitável decadência de formas culturais particulares, normalmente associadas a um "atraso" e ao "não moderno", dando lugar à hegemonia política, econômica e cultural do "mundo ocidental".
CARVALHO, A. P. C. et al. Globalização, cultura e identidade. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Sobre o conceito de globalização, analise as afirmações a seguir.
I. A globalização trouxe o desenvolvimento dos sistemas de comunicação, telefonia e informática, o que expandiu as relações socioeconômicas.
II. As tendências de homogeneização das demandas e das formas de consumo são reflexos da globalização.
III. A adaptação dos produtos regionais para atingir os hábitos mundiais de consumo é uma pretensão a partir da globalização.
É correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I e III, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A resposta é a letra d) I e II, apenas
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
LETRA E) I, II e III
Explicação:
Perguntas interessantes