História, perguntado por wandapereira7059, 11 meses atrás

O feminismo que eclode nas décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos e na Europa está estreitamente relacionado com toda efervescência política e cultural que essas regiões do mundo experimentaram na época, quando se formou um caldo de cultura propício para o surgimento de movimentos sociais. [...] O movimento jovem da década de 1960 não foi apenas altamente inovador em termos políticos; foi, talvez, antes de tudo um movimento revolucionário na medida em que colocou em xeque os valores conservadores da organização social: eram as relações de poder e hierarquia nos âmbitos público e privado que estavam sendo desafiadas.1. Relacione os movimentos sociais ocorridos nas décadas de 1960 e 1970 com as questões políticas e econômicas do período.2. De acordo com a autora, como pode ser entendido o movimento jovem da década de 1960? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
6
Olá, tudo bem?

Seguem as respostas:

1) Os movimentos sociais das décadas de 1960 e 1970 estão intrinsecamente ligados aos acontecimentos históricos das décadas passadas, além das questões políticas e econômicas do período. Nos EUA, a economia passava por sua idade do ouro industrial, com o auge do sistema de produção fordista e imperialismo norte-americano. Politicamente, o mundo encontrava-se dividido entre EUA e URSS - comunistas e capitalistas. Assim, a juventude do pós-Segunda Guerra (a geração chamada de Geração X) era transgressora e revolucionária.

2) A sociedade era extremamente conservadora, com governos militares em diversos países da América Latina. Então, dada a efervescência cultural do momento, os impasses políticos e a crescente conscientização dos próprios direitos, os jovens dessa época passaram a lutar pelo que achavam correto, através de mobilizações populares e de estudantes.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes