O Feminismo Negro é um movimento social e um segmento protagonizado por mulheres negras, com o objetivo de promover e trazer visibilidade às suas pautas e reivindicar seus direitos. No Brasil, seu início se deu no final da década de 1970, a partir de uma forte demanda das mulheres negras feministas: o Movimento Negro tinha sua face sexista, as relações de gênero funcionavam como fortes repressoras da autonomia feminina e impediam que as ativistas negras ocupassem posições de igualdade junto aos homens negros; por outro lado, o Movimento Feminista tinha sua face racista, preterindo as discussões de recorte racial e privilegiando as pautas que contemplavam somente as mulheres brancas. O problema da mulher negra se encontrava na falta de representação pelos movimentos sociais hegemônicos. Enquanto as mulheres brancas buscavam equiparar direitos civis com os homens brancos, mulheres negras carregavam nas costas o peso da escravatura, ainda relegadas à posição de subordinadas; porém, essa subordinação não se limitava à figura masculina, pois a mulher negra também estava em posição servil perante à mulher branca.
Esse texto trata, principalmente
(A) dos movimentos sociais raciais brasileiros.
(B) dos privilégios voltados para as mulheres brancas.
(C) do feminismo exercido por mulheres negras especificamente.
(D) dos movimentos sociais protagonizados por mulheres no século XX.
(E) da falta de representatividade dos negros nos movimentos sociais no final do século XX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Resposta:
(C) do feminismo exercido por mulheres negras especificamente.
Respondido por
2
Segundo o texto, a luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das Ciências Sociais contemporâneas (C).
O movimento feminista, quanto às suas vertentes, busca a igualdade de gênero. Nesse sentido, a igualdade de gênero pressupõe a igualdade salarial, trabalhista, de oportunidades e social.
Assim, a essência de tais movimentos é combater às desigualdades em vários modos, a violência para com a mulher, as injustiças sociais e o machismo impregnado na sociedade são algumas bandeiras reivindicadas pelos movimentos feministas em prol do pertenciamento de mulheres e homens em um mundo mais equilitário e solidário.
Link: brainly.com.br/tarefa/25070320
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás