Filosofia, perguntado por laurinha0805, 10 meses atrás

O fato é que nunca ensinei pessoa alguma. Se alguém deseja ouvir-me quando falo ou me encontro no desempenho de minha missão, quer se tarte de moço ou velho (...) me disponho a responder a todos por igual,assim os ricos como os pobres, ou se o preferirem, a formular-lhes perguntas, ouvindo eles o que lhes falo PLATÃO. Apologia de Sócrates. Belém: EDUFPA, 2001. (33 a-b) Marque a alternativa que melhor representa o método socrático
a) Sócrates nada ensina porque apenas transmite aquilo que ouve de seu daímon. Seu procedimento consiste em discursar, igualmente para qualquer ouvinte, com longos discursos demonstrativos retirados da tradição poética ou com perguntas que levem o interlocutos a fazer o mesmo. A ironia é o expediente utilizado contra os adversários, cujo objetivo é somente a disputa verbal.
b)A profissão de ignorância de Sócrates fazem parte de seu procedimento geral de refutação por meio de perguntas e respostas breves (o élenkhos), e constituem um meio de reverter os argumentos do interlocutor para fazê-lo cair em contradição. A refutação socrática revela a presunção de saber do adversário, pela insuficiência de suas definições e pela aporia.
c)Sócrates nunca ensina pessoa alguma, porque a profissão de ignorância caracteriza o modo peço qual encoraja seus discípulos a adquirirem sabedoria diretamente do deus do Oráculo de Delfos. A ironia socrática é uma dissimulação que,pela zombaria, revela as verdadeiras disposições do pequeno número dos que se encontram aptos para a Filosofia.
d)Sócrates nunca ensina pessoa alguma sem antes testar sua aptidão filosófica por meio de perguntas e respostas. Seu procedimento consiste em destruir as definições do adversário por meio da ironia. A ignorância socrática encoraja o adversário a revelar suas opiniões verdadeiras que, pela refutação, dão a medida da aptidão para a vida filosófica.

Soluções para a tarefa

Respondido por kaykelino30
13

Resposta:

alternativa (B)

Explicação:

Sócrates entrevistava as pessoas na rua, e na conversa fingia que nada sabia, deixava o ego das pessoas dizer várias certeza e convicções,e agia como se acreditasse em tudo que a pessoa dizia, para depois, por meio de perguntas, ele mostrar como não tinha sentido as respostas do entrevistado, fazendo a pessoa se enrolar, entrar em controvérsia em suas palavras, e mostrando assim q essa pessoa não sabia, oq achava q sabia

Perguntas interessantes