o fato de um pais apresenta uma elevada participação de produtos industrializados em sua pauta de exportações é o suficiente para indicar que sua indústria é moderna e competitiva? explique e de exemplos
Soluções para a tarefa
Vamos lá.
Veja, Tadina, que a resposta para isso é relativa.
i) O fato de um país ter muitos produtos INDUSTRIALIZADOS na sua pauta de exportação NÃO NECESSARIAMENTE indica que a sua indústria é moderna e competitiva.
ii) A indústria de um país só é MODERNA e COMPETITIVA se os seus produtos exportáveis tiverem preços competitivos no contexto internacional. Por exemplo, não adianta um país ser fabricante de um tipo de automóvel se o preço desse automóvel não for competitivo no âmbito internacional. Em outras palavras isso quer dizer que o automóvel que o país "A" fabricou perde competitividade com outro modelo semelhante fabricado pelo país "B" que possui uma indústria mais moderna e competitiva que o país "A". E o país "B" também poderá perder competitividade na exportação do automóvel que fabricou se um país "C" conseguir fabricar esse mesmo modelo de automóvel com preço mais competitivo que o país "B". E assim sucessivamente: o país "C" poderá perder para o país "D", que poderá perder para o país "E", que poderá perder para o país "F". Como se vê, o mundo inteiro vive numa eterna "disputa" por competitividade nos preços de seus produtos exportáveis.
iii) Assim, a procura pela competitividade da indústria de um país deve ser permanente, pois só assim conseguirá ter uma indústria moderna e competitiva, levando em conta que os outros países do mundo não estão "parados". Eles estão avidamente investindo em tecnologias mais novas e modernas capazes de "baratear" o preço de custo de fabricação de seus produtos, a ponto de tornar um outro país em "peso morto" no contexto internacional, se esse outro país não continuar investindo em novas tecnologias.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.