O fato de a criança ser surda não é empecilho para que não possa se constituir como sujeito. Essa limitação não priva a criança de adquirir sua linguagem, pode ocasionar um atraso no processo, mas não uma incapacidade. Esse processo dependerá do ambiente linguístico, neste caso o gestual, em que a criança esteja exposta, assim como da interação com outros indivíduos de características semelhantes. Para Quadros (1997, p. 67), "os estudos sobre a aquisição da linguagem - AL - estão diretamente relacionados com as diferentes abordagens sobre a aquisição". Sobre as abordagens sobre aquisição da linguagem defendidas pelo autor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A abordagem interacionista é considerada a gramática universal, que contém princípios rígidos e abertos.
( ) Na abordagem comportamentalista, a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento, assim, a aquisição da linguagem se dá através de estímulos, reforço, condicionamento, treino e imitação.
( ) A abordagem interacionista tem dois aspectos. Os enfoques cognitivistas, investigando o que há de comum e de universal no desenvolvimento e o enfoque cultural, enfatizando o papel do ambiente na produção da estrutura da linguagem.
( ) Na abordagem linguística, como uma manifestação de uma condição inata, as línguas devem guardar características universais, marcas de sua origem comum no cérebro humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas interessantes