O fármaco paclitaxel, extraído da casca de uma conífera, apresenta efeito oposto ao do fármaco colchicina, um alcaloide extraído do açafrão-do-prado. O paclitaxel se liga fortemente aos microtúbulos e os estabiliza; quando adicionado a células, ele faz grande parte da tubulina livre se associar formando microtúbulos. Já a colchicina impede a formação de microtúbulos. O paclitaxel é tão prejudicial às células em divisão quanto a colchicina, e ambos são utilizados como fármacos anticancerígenos.
Com base em seu conhecimento a respeito da dinâmica dos microtúbulos, como você explica que ambos os fármacos sejam tóxicos para as células em divisão apesar de exercerem ações opostas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
Essas substâncias são prejudiciais a células em divisão pois elas interferem na formação do fuso mitótico, que consiste em uma estrutura formada por microtúbulos que saem dos centríolos nos polos das células e se conectam aos cromossomos durante a metáfase. O fuso mitótico é necessario para que a célula possa se dividir pois é o responsável por puxar os cromossomos através dos microtúbolos para os polos das células na anáfase. Então tendo em vista que essas substâncias interferem na estrutura dos microtúbulos dentro da célula elas prejudicam a formação do fuso mitótico e consequentemente a divisão celular.
Perguntas interessantes
Música,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás