O farmacêutico é um profissional da saúde responsável sobretudo pela promoção da educação em saúde e da saúde dos indivíduos, independentemente da sua área de atuação. Esse profissional tem um papel crucial na sociedade devido ao seu profundo conhecimento a respeito dos medicamentos, do qual faz uso tanto para instruir médicos e pacientes, como para aprimorar os sistemas de produção e os sistemas de saúde, visando a garantir o uso correto das medicações. O farmacêutico pode atuar em mais de 70 áreas distintas, sendo que, em algumas delas, ele concorre com profissionais de formação diferente, como biomédicos, enquanto outras são exclusivas da sua classe. Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai aprender qual é o papel do profissional farmacêutico, irá identificar quais são as principais normas que regulamentam o exercício da profissão e irá reconhecer, dentre suas diversas áreas de atuação, quais são as atividades privativas do curso e em que consistem. Bons estudos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os farmacêuticos são profissionais com uma vasta formação sobre os fármacos, seus efeitos e seus riscos, por isso eles possuem tanta propriedade para tratar de assuntos farmacológicos.
O farmacêutico, assim como qualquer outro profissional, deve denunciar as autoridades quaisquer formas de agressão ao meio ambiente e riscos inerentes ao trabalho.
Uma vez que o medicamento descontinuado correspondia a tratamento e dosagens corretos, informados pelo médico durante a ligação, você dispensa o medicamento a fim de garantir que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível; ao mesmo tempo, garante que este era o tratamento de escolha do médico e atende ao que é estabelecido legalmente para o profissional farmacêutico. Garantir a saúde, nunca transgredindo a lei, mas usa o profissionalismo.
Todavia no ato da prescrição, o farmacêutico deverá orientar suas ações de maneira ética, sempre observando o benefício e o interesse do paciente, mantendo autonomia profissional e científica em relação às empresas, instituições e pessoas físicas que tenham interesse comercial ou possam obter vantagens com a prescrição.
Portanto a saúde estética a área da saúde voltada à promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isto produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as suas características e necessidades. Neste panorama, a regulamentação da atuação do farmacêutico na saúde estética abriu uma nova possibilidade de promoção de cuidado pelo farmacêutico, além de expandir seu âmbito de atuação.
Por sua vez a saúde estética é voltada à promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isto produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as suas características e necessidades. Neste panorama, a regulamentação da atuação do farmacêutico na saúde estética abriu uma nova possibilidade de promoção de cuidado pelo farmacêutico, além de expandir seu âmbito de atuação.