O Famoso Físico russo Georg Gamow em seu livro Biografia da Fisica propõe o seguinte problema: Um homem navega em um bote contra a correnteza em um rio e leva a garrafa sobre a popa desse bote.Quando o bote passa por de baixo de uma ponte uma onda bate nos pilares da ponte, volta e se choca com a embarcação;com o choque,a garrafa cai na água sem que o navegador veja.Durante 20 min,o bote segue contra a correnteza , enquanto a garrafa segue pela água abaixo.Ao Final desses 20 min, o homem se da conta de que a garrafa desapareceu e, por isso, manobra o bote(despreze o tempo que ele gastou com essa manobra) e volta para pegá-la, com a mesma velocidade com que navegava rio acima.A garrafa percorreu 1.6 km em relação á ponte.Pergunta-se:qual é a velocidade da correnteza? Dica: considere a garrafa como referencial fixo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
A velocidade da correnteza e de 2,4 km/h.
Tomaremos a garrafa como referencial. A garrafa caiu do barco, no momento em que o mesmo passava sob a ponte. Ela ficou à mercê da correnteza do rio, ou seja, ela se moveu com a mesma velocidade que a correnteza.
Sabemos que a velocidade média pode ser calculada por meio da seguinte equação -
Vm = ΔS/Δt
A distância que a garrafa percorre é fornecida pela questão ⇒
ΔS = 1,6 km = 1600 metros
Durante 20 minutos o barco segue contra a correnteza e depois volta com a mesma velocidade com que seguia rio acima, logo para voltar ele gastou mais 20 minutos-
Δt = 20 = 20
Δt = 40 minutos
Δt = 2400 segundos
Vcorrenteza = 1600/2400
Vcorrenteza = 0,67 m/s
Vcorrenteza = 2,4 km/h
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás