O exterior das igrejas coloniais – plantas e fachadas - também passaram por modificações ao longo dos séculos XVII e XVIII. Analise as afirmações sobre as características arquitetônicas das construções religiosas deste período:
I. Intencionalmente é buscado uma coerência entre a parte externa e interna das igrejas. As fachadas retilíneas do maneirismo, com plantas retangulares, guardam interiores simples e austeros. Já os interiores luxuosos são uma extensão das fachadas ornamentadas e plantas poligonais. Esta é uma das chaves para a compreensão do barroco luso-brasileiro e sua apreciação estética.
II. Na terceira década do século XVIII, inicia-se a construção de igrejas de naves poligonais e plantas em elipses entrelaçadas. Este período é paralelo ao estilo joanino das decorações, mas raramente temos construções completas – fachada, planta e ornamentação – do mesmo estilo.
III. O rococó mineiro apresenta uma originalidade na arquitetura externa das igrejas. Elegantes fachadas com torres arredondadas e delicados e criativos ornamentos podem ser apreciados. A igreja de São Francisco, em Ouro Preto, exemplo máximo dessa arquitetura, tem meias colunas em pedra mineira e o frontispício escultórico em pedra sabão do gênio Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Assinale a única alternativa plenamente correta:
a.
Apenas a afirmação III é a correta.
b.
As afirmações I, II e III são corretas.
c.
Apenas a afirmação II é a correta.
d.
Apenas as afirmações II e III são corretas.
e.
Apenas as afirmações I e III são corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
As assertivas corretas são I e III
A arquitetura religiosa brasileira teve início com achegada dos portugueses no Brasil.
Podemos dividir a arquitetura inicial brasileira como sendo colonial em um primeiro momento. As caraterísticas desse período refletem na dificuldade econômica dos colonos que aqui viviam.
As construções coloniais refletiam as mudanças histórias e sociais que aconteciam na Europa e no Brasil, tendo seu nome alterado devido à essas caraterísticas. Podemos dividir esse período colonial em renascentista, maneirista, barroca, rococó e neoclássica.
alinepk93:
Resposta errada.
Respondido por
28
Resposta:
a correta é a d.
Apenas as afirmações II e III são corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Ed. Moral,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás