O existencialismo foi um movimento filosófico do século XX. Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty escreveram e publicaram livros sobre o existencialismo. Embora houvesse diferenças entre pensamentos e pensadores existencialistas, um princípio filosófico lhes era comum, segundo o qual: *
a) o homem está no topo da vida animada, depois de ter passado por um longo processo de transformação e de evolução.
b) o homem alcança a sabedoria quando adquire o conhecimento das leis que regem a sua existência.
c) o prazer é o bem mais soberano do homem; os prazeres naturais e necessários à existência devem ser favorecidos.
d) a existência precede a essência; o homem é o que ele faz de si mesmo por meio de seus atos.
e) o homem existe porque pensa; ele é, desde o início de sua existência, um ser caracterizado pela racionalidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D.
uma frase muito conhecida da filosofia do filósofo Sartre a existência precede a essência, diz que o homem é totalmente responsável pelo seu destino a partir do momento do seu nascimento até o dia da sua morte.
Para os movimentos existencialistas, a existência precede a essência; o homem é o que ele faz de si mesmo por meio de seus atos (D).
O movimento existencialista
Para esse movimento filosófico, o homem está projetado ao mundo e, nele, ele é livre e responsável pelas suas escolhas. Logo, a existência precede a essência.
Para Sartre, o homem, ao se deparar com a liberdade, fica angustiado, pois cabe a ele decidir suas escolhas através das possibilidades de ser no mundo.
Essa corrente ficou famosa no pós-Segunda Guerra Mundial, uma vez que esse cenário trouxe ao ser humano a percepção de que a sua vida depende dele próprio e que tudo no mundo existe porque existe o homem.
Saiba mais sobre o movimento existencialista em: brainly.com.br/tarefa/41089859
#SPJ5