História, perguntado por elciopaulistap69wz3, 10 meses atrás

O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito; este ser é o homem, ou, como diz Heidegger, a realidade humana. O que significa, aqui, dizer que a existência precede a essência? Significa que, em primeira instância, o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define. O homem, tal como existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo. SARTRE, J. P. O Existencialismo é um humanismo. Tradutora: Rita Correa Guedes. Fonte: L` Existentialisme est un Humanisme, Les éditions Nagel, paris, 1970. Disponível em: http://stoa.usp.br/alexccarneiro/files/-1/4529/sartre_exitencialismo_humanismo.pdf Acesso em 28 Fev. 2018. O excerto acima pertence a Jean-Paul Sartre, nele o filósofo trabalha a questão do existencialismo. De acordo com a passagem, discrimine as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) Sartre ensina que para existir, o homem precisa ter o conhecimento de seu propósito de vida, caso contrário, sua existência é vazia. ( ) Para Sartre a existência existe antes da essência humana, já que, é necessário existir antes de encontrar seu papel no mundo. ( ) A essência humana para Sartre está vinculada a um pensamento religioso, já que, a essência humana está vinculada à relação dos homens com o sagrado. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: V - V - V. Alternativa 2: V - V - F. Alternativa 3: V - F - V. Alternativa 4: F - V - V. Alternativa 5: F - V - F.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
8
Olá, tudo bem?

O filósofo francês Jean-Paul Sartre foi um dos maiores expoentes do existencialismo francês, chegando a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, que ele recusou.

Indo para  a sua pergunta, devemos responder com calma. A primeira afirmação se encontra em direta contradição com a filosofia de Sartre,  e por isto é falsa. A ideia fundamental do existencialismo é justamente que a vida não tem nenhum sentido geral, é cada indivíduo que deve descobrir um sentido para a sua própria vida.

A segunda alternativa é verdadeira, pois primeiro o homem existe (existência) e depois descobre um sentido para a sua própria vida (a sua essência). Quando nascemos não somos nada, à medida que vivemos nos tornamos algo.

A terceira alterntiva é também falsa, como um existencialista ateu, Sartre rejeita a ideia de que Deus e a religião seriam importantes para os homens.

Sendo assim, alternativa 5 - F - V - F


Perguntas interessantes