“O Exército havia capturado um minucioso plano secreto de tomada do poder [...] repleto de instruções aterrorizantes: incêndios de prédios públicos, saques, fuzilamento sumário de civis. O documento tinha nome judaico e era falso. Foi escrito pelo então coronel Olympio Mourão Filho, organizador da milícia paramilitar da AIB, responsável pelo serviço secreto integralista e lotado no setor de inteligência do Estado Maior de inteligência”.
SCHWARCZ, Lilia Moritz, STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. P.374.
1) A qual plano o texto se refere *
1 ponto
a) Plano Real que propôs mudanças econômicas. Por meio desse plano o Brasil deixaria de ser uma nação agro-exportadora e se abriria ao capital estrangeiro.
b) Plano Vermelho que foi criado na União das Repúblicas Soviéticas e que tinha por objetivo, por meio da ação dos partidos comunistas nacionais, implantar o socialismo no Brasil. A imprensa foi usada para divulgar essa intenção.
c) Ao Plano Cohen que foi utilizado como justificativa para Vargas dar um golpe de Estado. Assim, em 10 de novembro de 1937 Vargas mandou cercar o Congresso, jogou a polícia na rua e impôs uma nova constituição autoritária.
d) Plano Emergencial. Por meio desse plano, o presidente Vargas se juntou a Aliança Libertadora Nacional (ANL) e também a Ação Integralista Brasileira (AIB) para juntos derrotar a ameaça de invasão dos alemães no Brasil.
Preciso de ajuda!!
!(É DE HISTÓRIA DESCULPA APERTEI O BOTÃO ERRADO)!
geografia aula 16:1)D 2)B
português aula 27:1)C 2)A
ciências aula 17:1)D 2)C
história aula 17:1)C 2)B
matemática27: 1)c 2)d
Soluções para a tarefa
Resposta: C e B
Explicação passo-a-passo:
fiz no classroom e acertei
A afirmativa correta é a letra c) Ao Plano Cohen que foi utilizado como justificativa para Vargas dar um golpe de Estado. Assim, em 10 de novembro de 1937 Vargas mandou cercar o Congresso, jogou a polícia na rua e impôs uma nova constituição autoritária.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
A utilização do Plano Cohen foi uma justificativa para que Vargas desse um golpe de Estado. De forma que no ano de 1937, na data de 10 de novembro, tomou a decisão de realizar um cercamento do Congresso, além de ter jogado a polícia na rua, dando início então a uma nova constituição bastante autoritária.
Saiba mais sobre o governo de Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/12268756
Bons estudos!