O exercício foucaultiano, foi escavar as nuances históricas, sociais, políticas, econômicas, culturais e ideológicas que estavam sobrepostas nos discursos vinculados ao corpo e a subjetividade humana em sua obra História da Loucura na idade clássica (1961). Essa é a sua metodologia arqueológica para a reconstrução de um determinado saber.
Sobre a obra História de Loucura na Idade Clássica, analise as asserções e seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na referida obra, ele esteve atento aos aspectos da história, religião, política e medicina, por exemplo, para compor o saber a respeito da loucura e do indivíduo identificado como louco. Essa sua inquietação com a questão do sujeito objetivado nos campos do saber, fez com que ele passasse a estabelecer novas relações de análise que desembocaram na reconstrução do processo que levou, historicamente, a uma classificação científica das identidades sociais em pares opostos a que podemos tratar por normal/anormal, saudável/doente, lúcido/louco, instruído/ignorante.
PORQUE
II. Foucault não reconhecia a existência dessas identidades sociais antes mesmo da consolidação da ciência moderna, evitando complexificar o debate acerca dessas formas de identificação-objetivação.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. CORRETA
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
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Resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
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Resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
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