O excesso do uso de glicocorticoides está relacionado a SM. Os glicocorticoides são hormônios esteroidais, sintetizados pelo córtex da glândula adrenal. Esses hormônios estão diretamente ligados ao metabolismo dos carboidratos e também a redução da resposta inflamatória.
YOON, Y.S. et al. Consumo de álcool e da síndrome metabólica em adultos coreanos: o 1998 Korean National Health and Nutrition Examination Survey. Am J Clin Nutr. Jul. 80 (1): 217-24. 2004.
Os níveis de cortisol elevado poderão resultar da hiperatividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal tendo um papel potencial na patogênese da SM.
O aumento da exposição ao cortisol leva
Escolha uma:
a. a um melhor controle do tratamento da síndrome metabólica.
b. a um aumento no peso de pacientes diabéticos após o início da insulina.
c. à redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares.
d. a uma maior resistência da insulina pelo organismo.
e. a um aumento no acúmulo de gordura nos depósitos viscerais. Correto
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A conscientização sobre os fatores das doenças que levam a síndrome metabólica (SM) secundária, e o planejamento de abordagens para o tratamento destes, são importantes na prevenção destas alterações metabólicas. Apesar da alta prevalência, a frequência de SM secundária não é conhecida. Em pacientes diagnosticados, os motivos e fatores de risco que levam a essa condição deve ser bem definida.
OGUZ, A. et al. Secondary metabolic syndrome: the frequency of factors which may underlie the parameters of metabolic syndrome. Ann Saudi Med. 33(6):566-71. Nov-Dez, 2013.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. O consumo de álcool acima de 30g/dia tem efeitos prejudiciais sobre a glicemia, pressão arterial e HDL colesterol.
II. A síndrome metabólica também é aumentada em mulheres férteis com síndrome dos ovários policísticos.
III. O aumento da exposição ao cortisol leva a um aumento no acúmulo de gordura nos depósitos musculares.
IV. A perda de peso é o objetivo principal no tratamento do DM tipo 2 como condição reversível na SM.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. Correto
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A síndrome metabólica é uma doença complexa multifatorial e endócrina decorrente de numerosos mecanismos subjacentes e é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. A conscientização sobre os fatores das doenças que levam a SM secundária, e o planejamento de abordagens para o tratamento destes, são importantes na prevenção destas alterações metabólica. Dentre algumas condições que podem estar associadas a SM secundária temos: Hipotireoidismo Subclínico.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Aspectos Fisiopatológicos, Metabólicos e Nutricionais da Síndrome Metabólica II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Com relação ao Hipotireoidismo Subclínico, complete as lacunas da sentença a seguir:
A principal causa do hipotireoidismo é uma diminuição na produção dos hormônios ____________, isso pode ocorrer em situações que dificultam a produção do ____________ podendo estar associado a algumas doenças ou ao uso de medicamentos. É um dos distúrbios mais comuns da tireoide em todo o mundo, tem um efeito adverso no perfil ____________ sérico que pode predispor ao desenvolvimento de doença aterosclerótica.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a. T3 e T4/ TSH/ lipídico. Correto
b. insulina/ glucagon/ iodo.
c. estrogênio e progesterona/ folículo/ ferro.
d. LHL e LDL/ colesterol/ triglicéride.
e. hipofisários/ hipotálamo/ neurônio.
Soluções para a tarefa
Pergunta 1
Resposta correta é a alternativa e, a um aumento no acumulo de gordura nos depósitos visceral.
Segundo o livro didático "O aumento da exposição ao cortisol leva a um aumento no acúmulo de gordura nos depósitos viscerais."
Pergunta 2
Resposta correta é a alternativa E, apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Segundo o livro didático:
I. esta correta pois "O consumo de álcool está relacionado à síndrome metabólica prevalente. Poucos estudos avaliaram os efeitos do consumo de álcool no desenvolvimento da síndrome metabólica. No entanto, os que avaliaram demonstram que o consumo excessivo de álcool ≥ 50g/dia foi associado a um aumento da prevalência de SM de 53% em homens, e que o consumo acima de 30g/dia tem efeitos prejudiciais sobre a glicemia, pressão arterial e HDL colesterol"
II. esta incorreta pois "A síndrome metabólica também é aumentada em mulheres inférteis com SOP"
III. esta incorreta pois "O aumento da exposição ao cortisol leva a um aumento no acúmulo de gordura nos depósitos viscerais."
IV. esta correta pois "A perda de peso é o objetivo principal no tratamento do DM tipo 2 como condição reversível na SM que pode ser corrigida pelas modificações de estilo de vida e uso de medicamentos associados, para reduzir os efeitos colaterais dos mesmos. O tratamento antidiabético visa controlar a hiperglicemia e reduzir fatores de risco para doenças cardiovasculares, consequentemente, diminuindo a prevalência de SM secundária."
Pergunta 3
A reposta correta é a alternativa A, T3 e T4/ TSH/ lipídico
A principal causa do hipotireoidismo é uma diminuição na produção dos hormônios T3 e T4, isso pode ocorrer em situações que dificultam a produção do TSH podendo estar associado a algumas doenças ou ao uso de medicamentos. É um dos distúrbios mais comuns da tireoide em todo o mundo, tem um efeito adverso do perfil lipídico sérico que pode predispor ao desenvolvimento de doenças aterosclerótica.
Resposta:
A, T3 e T4/ TSH/ lipídico.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.