Pedagogia, perguntado por keilaleite04, 11 meses atrás

o excesso de informalidade na comunicacao oral pode se tornar um problema serio no dia a dia profissional muitas vezes a pessoa ja nao sabe mais diferenciar o que esta de acordo ou fora dos padroes da lingua portuguesa segundoo prof. elvio peralta diretor superintendente da fundacao fisk....ortografia e gramatica esafio nota maxima resposta; III as pessoas sao contraditorias as vezes

Soluções para a tarefa

Respondido por AnthonioJorge
16

O excesso de informalidade pode gerar danos ao pedagogo e ao aluno. Logo, a alternativa III parece correta, porque uma das consequências causadas é a contradição na fala do emissor.

A linguagem é a base para conseguir expressar tudo que passa pela nossa mente. Saber dar o nome correto às coisas, expressar nossos desejos e declarar-se apto ou inapto em cada atividade que o dia nos apresenta é a conclusão do processo de alfabetização.

Ocorre que, mesmo alfabetizados, se não tomamos cuidado com a nossa comunicação, criamos discursos que ferem as regras básicas da língua portuguesa - e as regras básicas do nosso idioma são as regras básicas para uma convivência pacífica e harmoniosa.

Se não praticamos as regras e o idioma correto não se torna um costume - ou, pior, torna-se dúbio, desvalorizando-se a hierarquização moral entre certo e errado no que diz respeito à língua - instaura-se uma nova Babel: vizinhos, familiares e amigos começam a falar cada um uma língua que apenas se assemelha, de longe, ao português original.

Assim, é por meio do costume e da leitura dos grandes autores da nossa língua - de Camões a Drummond - que absorvemos a língua da nossa pátria com capacidade para desenvolvê-la, como fizeram os grandes poetas e romancistas no passado.

Acredito que o texto completo é este: O excesso de informalidade na comunicação oral pode se tornar um problema sério no dia a dia profissional – muitas vezes, a pessoa já não sabe mais diferenciar o que está de acordo ou fora dos padrões da língua portuguesa. [...] Segundo o professor Elvio Peralta, Diretor Superintendente da Fundação Fisk, não há fórmula mágica: o segredo "é praticar a norma culta na leitura e na escrita". Consequentemente, o cérebro passará a armazenar os termos corretos e a comunicação oral será mais precisa, fluirá com mais coesão, coerência e, claro, menos erros: "Problemas no discurso infelizmente são cometidos pela grande maioria das pessoas que não estudam a língua profundamente", explica o professor, "Antes de aprendermos a escrever, aprendemos a falar. O que é absorvido nos primeiros anos da infância também será carregado durante o aprendizado da escrita", complementa"."

Para saber mais sobre literatura em língua portuguesa: https://brainly.com.br/tarefa/27642689

Anexos:
Respondido por 0C4U4N
14

Resposta:

a alternativa III é a correta

Explicação:

Corrigido pelo Desafio Nota Máxima(AVA)

Perguntas interessantes