História, perguntado por lululindonsa1764, 1 ano atrás

o excerto anterior é da carta a el rei d.manuel escrita por pero vaz de caminha em 1500.estre documento é o primeiro relato portugues das terras americanas e nele encontramos uma descricao da natureza local e tambem dos seus habitantes. no trecho selecionado, podemos observar a maneira como caminha descreve os indigenas e reflete sobre seus modos de vida e a possibilidade de converte-los ao cristianismo.em sala de aula discuta com seus colegas os aspectos etnocêntricos presentes no documento.com base na discussao escreva um texto sobre o tema destacando as praticas de resinstencia indigena diante do processo de colonizacao e o genocidio indigena no continente americano provocado pela colonizacao portuguesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
27

O  encontro entre os portugueses e os índios ocorreu de maneira amistosa, havendo  trocas entre os dois grupos, como é possível perceber na carta de Caminha. No ato de observação dos povos ameríndios os portugueses já começaram a fazer comparações, sempre baseadas na cultura europeias.  Foi assim que ao longo do processo de colonização, houve a subjugação dos costumes e cultura dos indígenas em detrimento da cultura portuguesa. Essa imposição culminou com a dominação e exterminação  dos nativos, tanto no território dos portugueses como nos domínios espanhóis.


A chegada dos portugueses ao território, onde já habitavam os indígenas significou uma transformação na vida dos índios, tanto nos seus costumes quanto na geografia ao seu entorno. Os portugueses, assim como todo europeu que veio para o novo continente, traziam consigo a ideologia de seu povo, não houve a sensibilidade de entender que a formação cultural dos povos encontrados era outra, bastante diferente da que possuíam.


Baseado nessas ideologias europeias, os europeus começaram o processo de dominar e subjugar os diversos povos que habitavam o território além mar. Primeiro com a escravidão e depois com a catequização. À escravidão, os índios conseguiram resistir, já que conheciam o território melhor que os portugueses. Já a catequização era realizada por meio de outra abordagem, com outros sujeitos, os jesuítas.


Por fim, além do ato de catequização houve a atividade dos bandeirantes, que saiam a procura de índios pelo território. Os bandeirantes foram responsáveis pelo descobrimento do ouro e por escravizar muito índios, além de dizimar os grupos mais resistentes.

Perguntas interessantes