O excerto abaixo apresenta uma definição de uma das principais ideologias desenvolvidas no século XIX. Analise com atenção:
O liberalismo é também uma filosofia política inteiramente orientada para a ideia de liberdade, de acordo com a qual a sociedade política deve basear-se na liberdade e encontrar sua justificativa na consagração da mesma. Não existe sociedade viável — e, com muito mais razão, legítima — senão a que inscreve no frontispício de suas instituições o reconhecimento de sua liberdade. No plano dos regimes e do funcionamento das instituições, essa primazia comporta consequências cuja extensão iremos estudar.
Trata-se também de uma filosofia social individualista, na medida em que coloca o indivíduo à frente da razão de Estado, dos interesses de grupo, das exigências da coletividade; o liberalismo não conhece nem sequer os grupos sociais, e basta lembrar a hostilidade da Revolução no que dizia respeito às organizações, às ordens, a desconfiança que lhe inspirava o fenômeno da associação, sua repugnância para reconhecer a liberdade de associação, de medo que o indivíduo fosse absorvido, escravizado pelos grupos.
Trata-se ainda de uma filosofia da história, de acordo com a qual a história é feita, não pelas forças coletivas, mas pelos indivíduos.Trata-se, enfim — e é nisso que o liberalismo mais merece o nome de filosofia — de certa filosofia do conhecimento e da verdade. Em reação contra o método da autoridade, o liberalismo acredita na descoberta progressiva da verdade pela razão individual. Fundamentalmente racionalista, ele se opõe ao jugo da autoridade, ao respeito cego pelo passado, ao império, do preconceito, assim como aos impulsos do instinto. O espírito deverá procurar por si mesmo a verdade, sem constrangimento, e é do confronto dos pontos de vista que deve surgir, pouco a pouco, uma verdade comum. A esse respeito, o parlamentarismo
não passa de uma tradução, no plano político, dessa confiança na força do diálogo. As assembleias representativas fornecem um quadro a essa busca comum de uma verdade média, aceitável por todos. Pode-se entrever as consequências que essa filosofia do conhecimento implica: a rejeição dos dogmas impostos pelas igrejas, a afirmação do relativismo da verdade, a tolerância.
Assim definido, o liberalismo surge como uma filosofia global, ao lado do pensamento contrarrevolucionário ou do marxismo, como uma resposta a todos os problemas que se podem colocar, na sociedade, a respeito da liberdade, das relações com os outros, de sua relação com a verdade. Trata-se de um grave erro ver o liberalismo apenas em suas aplicações na produção, no trabalho, nas relações entre produtor e consumidor.
RÉMOND, René. O século XIX: 1815-1914. Cultrix, 1974.
Com base no excerto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O liberalismo pode ser considerado uma filosofia global, uma vez que ele não pode ser reduzido as ideias econômicas. É necessário ser analisado de uma perspectiva mais ampla.
PORQUE
II. O liberalismo, por exemplo, é também uma filosofia da história que tem como concepção que as forças motrizes da história são as lutas de classes que superam a importância dos indivíduos como força produtora histórica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Na minha opinião Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Respondido por
8
Resposta:
Marquei a alternativa 3.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Espanhol,
1 ano atrás
no texto tem essa parte mas é forças coletivas e não motrizes.Então a torna falsa....