O exame físico respiratório é indispensável no exame clínico. Este é realizado através das técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta. A ausculta pulmonar consiste em ouvir os ruídos torácicos utilizando o diafragma do estetoscópio durante o ciclo respiratório.
Soluções para a tarefa
Durante a ausculta pulmonar podem ser avaliados três elementos:
- Características dos sons respiratórios
- Presença de sons adventícios
- ressonância vocal.
Descrição dos elementos da ausculta pulmonar
Características dos sons respiratórios: São pequenos cliques, borbulhantes ou rugidos nos pulmões. Eles são ouvidos quando uma pessoa inala. Acredita-se que ocorram quando o ar abre espaços aéreos fechados. Chocalhos podem ser mais amplamente descritos como úmidos, secos, finos e roucos.
Sons adventícios: Os sons respiratórios normais são gerados nas vias aéreas centrais ou proximais, transmitidos filtrados para as áreas periféricas. Esses sons normais são: sons traqueais/brônquicos, broncovesiculares e vesiculares.
Ressonância vocal: é um fenômeno físico que consiste no reforço de certas frequências (harmônicos) no espectro de um som e no amortecimento de outras.
Importância da ausculta pulmonar
A ausculta pulmonar é uma ferramenta fundamental para especificar, complementar ou iniciar o diagnóstico de várias doenças.
Saiba mais sobre Ausculta em: https://brainly.com.br/tarefa/54052220
#SPJ2