O EXAME FISICO COMPLETO ASSOCIADO A UMA ANMNESE DE QUALIDADE POSSIBILITA IDENTIFICAR OS SINAIS E SINTOMAS QUE IRÃO CONTRIBUIR PARA A DEFINIÇÃO DO DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM E POSTERIORMENTE SUBSIDIARÃO O PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM DIRECIONADO A ESSE PACIENTE. NA SGA DESCRITA, O PACIENTE APRESENTA UM ACOMETIMENTO NOS SISTEMA DIGESTÓRIO, TORNANDO IMPORTANTE QUE O ENFERMEIRO RECONHEÇA AS ALTERAÇÕES DESSE SISTEMA, TANTO NO MOMENTO DA ADMISSÃO HOSPITALAR, QUANTO NO PÓS OPERATORIO. NESSE SENTIDO, DESCREVA QUAIS SINAIS E SINTOMAS DEVEM SER INVESTIGADOS, OS METODOS PROPEDEUTICOS UTILIZADOS PARA O EXAME FISICO DESSE SISTEMA E A SEQUENCIA PARA A SUA REALIZAÇÃO, OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS QUE PODEM SER EMPREGADOS, E AS ALTERAÇÕES QUE PODEM SER ENCONTRADAS NOSISTEMA DIGESTORIO DESSE PACIENTE TANTO NA AVALIAÇÃO INICIAL QUANTO NO PÓS OPERATORIO
Soluções para a tarefa
Podemos considerar que diante de uma avaliação é importante que o enfermeiro tenha base dos diversos sistemas do corpo humano para que sua anamnese seja a mais completa possível, afim de contemplar um tratamento de excelência para este indivíduo.
Logo, os sinais e sintomas que poderão ser notados no pacientes estão relacionados com os diversos sistemas, são eles:
- Sistema tegumentar;
- Sistema osteomuscular;
- Sistema respiratório;
- Sistema digestivo;
- Sistema circulatório e cardíaco.
Os métodos propedêuticos utilizados serão:
- Ausculta pulmonar, cardíaca e abdominal;
- Inspeção visual;
- Percussão;
- Palpação.
Caracterizando a avaliação de um enfermeiro
Sabemos o quanto é importante uma avaliação rica e adequada. Diante do caso de um paciente com alteração do sistema digestório, devemos avaliar:
- Sistema tegumentar: referente a pele, buscando por manchas, lesões, erupções, pruridos, petéquias, tumorações, sudorese e equimoses.
- Sistema osteomuscular: referente as dores nas articulações, ossos e músculos, assim como fraqueza muscular, edema nas articulações, rigidez muscular e articular, espasmos musculares e sinais de inflamação.
- Sistema respiratório: buscando sinais de hipoxemia, cianose de extremidades, desconforto respiratório e taquipneia.
- Sistema circulatório e cardíaco: buscando edemas, sinais de má circulação, taquicardia, alterações na pressão arterial, sinais alterados na ausculta cardíaca.
- Sistema digestivo: evacuação adequada, sem sinais de sangramento, presença de náuseas e vômitos, cavidade oral íntegra, distensões abdominais, presença de icterícia.
Vale destacarmos que é imprescindível o diálogo entre profissional e paciente, visto que através de uma conversa é possível identificar queixas e coletar a história do paciente, visando observá-lo em um contexto global, pois os demais sistemas podem estar sendo afetados, assim como podem ser fonte de um processo inicial oculto.
Diante disso, podem ser realizadas técnicas que promovam a investigação e coleta das informações, tais como:
- A ausculta de modo geral e minuciosa;
- Inspeção visual;
- Percussão;
- Palpação.
Concluímos assim, que a coleta de informações através de uma avaliação minuciosa, específica e individual, promove uma linha assertiva do cuidado do enfermeiro perante seu paciente.
Entenda mais sobre anamnese aqui:
brainly.com.br/tarefa/41916382
#SPJ4