O exame clínico periodontal completo com análise dos aspectos macroscópicos (exemplo: cor, forma e consistência da gengiva) e aspectos microscópicos (migração do epitélio juncional na presença de doença periodontal) são fundamentais para um correto diagnóstico: avaliação da presença do biofilme bacteriano, realização da profundidade de sondagem, verificação da presença ou não de exsudato, avaliação do nível de inserção e o exame do envolvimento de lesões de furca. Sobre as lesões de furca, marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) O exame das furcas são realizadas através do instrumental chamado Sonda de Nabers. ( ) O envolvimento de furca grau II é caracterizado por uma perda óssea parcial (fundo de saco). ( ) O envolvimento de furca grau III é caracterizado por uma perda óssea parcial com uma abertura que não ultrapassa o outro lado da furca. ( ) O envolvimento de furca grau IV é caracterizado apenas por uma perda óssea total com uma abertura de lado a lado da furca. Assinale a alternativa CORRETA: Escolha uma
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
d. V - V - F - F. Correto
Respondido por
18
O julgamento correto é: V, V, F e F.
As lesões de furca são os afastamentos entre as raízes dos dentes e o tronco radicular, o seu diagnostico é feito com o auxilio da Sonda de Nabers, que é um "ferrinho" capaz de afastar um pouco a gengiva.
As lesões de furca possuem 4 graus, sendo, a partir do terceiro, algo bem grave, pois a lesão já é total, e o afastamento é enorme, sendo bem visualizada com radiografia.
As fucas de grau 4 é caracterizado por lesão total, causando afastamento do dente e deixando os tecidos moles sem ter apoio.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás