o eu lírico usa espressoes que ganham um sentido diferente do usual ,tais como" amor para dar as mãos- cheias" .como ela pode ser interpretada no contexto do poema
Soluções para a tarefa
No poema "Futuro cidadão" a expressão "tenho amor para dar de mãos cheias" pode ser interpretada como o grande desejo de uma pessoa em participar de uma nação.
Vemos no poema a história de pessoas que saíram de países com regimes ditatoriais, e estão buscando outros países que poderão chamar de "sua nação".
Quando o eu-lírico fala a expressão, o mesmo quer dizer que ele tem um grande amor a dar, para a pátria que deixar ele se tornar um cidadão.
Acredito que o poema completo seja este:
Poema do futuro cidadão
Vim de qualquer parte
de uma Nação que ainda não
existe.
Vim e estou aqui!
Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-
cheias.
Amor do que sou
e nada mais.
E
tenho no coração
gritos que não são meus
somente
porque venho dum país que
ainda não existe.
Ah! Tenho meu amor à rodos
para dar
do que sou.
Eu!
Homem qualquer
cidadão de uma nação que
ainda não existe.
No contexto do poema, a expressão "amor para dar às mãos-cheias" simboliza o desejo que o eu lírico tem por dar amor a quem recebê-lo.
Ele se vê como cidadão de uma nação ainda inexistente, mas frisa a esperança de encontrar esta nação, este país que o receberá de mãos cheias e que, em troca, receberá dele o amor que ele quer dar.
Este amor, como, ele mesmo coloca nos versos abaixo da expressão que analisamos, é o amor de quem ele é, e nada mais. Não se trata de amor interesseiro ou oportunista. É o amor da personalidade dele, do seu temperamento, do mais profundo que há em seu ser.
Pressupõe-se, assim, que seja um amor inegociável, fato marcante de uma esperançosa interpretação do que pode vir a ser o futuro cidadão do qual fala o título do poema.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/8854655