"O eu é a consciência como uma vivência psíquica e uma experiência que se realiza na forma de comportamentos; a pessoa é a consciência como agente moral; e o cidadão é a consciência como agente político. A ação da pessoa e a do cidadão fomam a práxis, palavra grega que significa 'a ação na qual o agente, o ato realizado por ele e a finalidade do ato são idênticos'. Em outras palavras, aquela prática na qual o agente é a ação que ele realiza buscando um certo fim (como na dança, em que é impossível separar a dança, o ato de dançar e o(a) dançante, pois são idênticos; não há dança sem o ato de dançar e não há dança e ato de dançar sem o(a) dançante – se um deles faltar, não há ação alguma." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005. p.131.)
Relacione o trecho citado ao contexto do fazer educativo, pensando a formação do professor – especificamente, sobre o aspecto teórico que deve fundamentar a sua ação:
I. O professor, como aquele que deve contribuir para que o aluno tenha condições de se realizar na vida, deve atuar de modo a possibilitar ao aluno que ele seja inteiro em uma prática carregada de sentido.
II. Grande parte do desenvolvimento do ser humano é natural; neste sentido, a consciência se desenvolve provocada pelo meio no qual o indivíduo está inserido. Significa entender que o ato educativo acontece, também, naturalmente.
III. Muitas vezes, o professor que não se preocupa em refletir sobre sua prática é porque entende os alunos apenas como espectadores. Se o professor não projeta sua aula para provocar a consciência do aluno, dificilmente conseguirá fazê-lo apenas pela sorte.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) asserção(ões) correta(s).
Alternativas:
a)
Todas estão corretas.
b)
Apenas I e II estão corretas.
c)
Apenas II está correta.
d)
Apenas I e III estão corretas.
e)
Apenas III está correta.
2)
"A questão antropológica é a primeira que se coloca em qualquer situação vivida pelo homem, mesmo que ele próprio não tome consciência disso, porque todas as nossas concepções de mundo e todas as nossas formas de agir partem de uma ideia de homem que a elas se encontra subjacente.
Por isso, é importante na práxis educativa que se tenha claramente tematizada a questão antropológica, para que a atuação do mestre seja intencional e não se faça apenas de forma empírica."
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1994. p.112.)
Sobre o tema da ação intencional, fundamentada na teoria filosófica, leia as proposições:
I. A ação intencional é enriquecida pela reflexão filosófica, de modo especial, na problematização relacionada ao sujeito e ao objeto de conhecimento na educação.
II. A ação intencional se refere à intenção do professor ao planejar e realizar uma aula, entendendo que a melhor intenção é que leva à melhor ação.
III. A ação intencional se refere ao agir do professor, que não pode ser um fazer não planejado, mas um conjunto de ações que culmina com a prática, na realização da aula.
IV. A ação intencional é extremamente necessária, mas não garante o sucesso efetivo do ato pedagógico, pois são diferentes os fatores que atuam no processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) mais adequadas:
Alternativas:
a)
Apenas I e II estão corretas.
b)
Apenas I e III estão corretas.
c)
Apenas II, III e IV estão corretas.
d)
Apenas I, III e IV estão corretas.
e)
Apenas III está correta.
Soluções para a tarefa
1 - A alternativa D está correta.
A prática didática, e especialmente os objetivos e conteúdo do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
Deste modo, podemos dizer que a organização da sociedade, tal como a divisão das classes sociais e o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens/ mulheres, daí notamos o vínculo entre essa prática e o indivíduo.
2 - A alternativa D também está correta.
Ao analisar o indivíduo, sua cultura, as diferentes culturas que não pertencem ao seu ambiente de criação e a sociedade, a antropologia busca entender como esse processo de dá e a partir de que elementos eles podem ser considerados.
Deste modo, é importante destacar que as transformações geográficas também se deram nas regiões periféricas, com o crescimento dos morros e favelas devido a desigualdade.
Por fim, os novos papéis sociais, (como a ascensão do serviço social), se deram justamente pela necessidade de intervir nessa desigualdade, fornecendo proteção e respaldo as camadas menos favorecidas.
Resposta:
1:D
2:D
3:E
4:A
Explicação: corrigido pelo ava