O estudo longitudinal desenvolvido por Lewis Terman deu início à primeira pesquisa significativa sobre as habilidades mentais superiores. A pesquisa contou com a participação de 2500 crianças indicadas pelos seus professores e, após análise de critérios que envolviam origem racial, gênero, medidas antropométricas, aspectos físicos e de saúde, progresso escolar, habilidades especiais, interesses e traços de personalidade, foram identificadas 1528 crianças.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão
Conforme as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a pesquisa longitudinal de Terman sobre os “gênios”, é correto afirmar que a meta do estudo de Lewis Terman foi:
A
Apontar a relação entre a genialidade e o tamanho do crânio.
B
Refutar a noção de que gênios eram pessoas doentes, socialmente ineptas e não tão equilibradas.
C
Provar que o currículo oferecido aos alunos superdotados deveria ser modificado.
D
Identificar a importância da condição econômica familiar para o desenvolvimento das habilidades mentais.
E
Contrapor o fator étnico ao nível de QI das crianças.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
D
Identificar a importância da condição econômica familiar para o desenvolvimento das habilidades mentais.
Em se tratando do estudo de Terman, o pesquisador procurou mostrar a relação do contexto socio-cultural em que os individuos considerados como gênios estavam inseridos, de forma a comprovar a sua relação.
Desta forma, tornou-se possível o desenvolvimento de um dos primeiros estudos cognitivos procurando relacionar fatores externos com a superdotação de individuos.
Respondido por
9
Resposta:
Explicação:
A correta é a letra B
Perguntas interessantes