O estudo linguístico que foi o começo ou o pontapé inicial para que a Língua de Sinais fosse considerada uma língua e não uma linguagem, pertence a qual pesquisador?
a) William Stokoe.
b) Ponce de Léon.
c) Charles-Michel de l’Épée.
d) Graham Bell.
e) Thomas Gallaudet.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) William Stokoe.
Explicação: Dr. William C. Stokoe, Jr. foi um estudioso, que pesquisou extensivamente a American Sign Language ou ASL enquanto trabalhava na Universidade Gallaudet. De 1955 a 1970 trabalhou como professor e chefe do departamento de inglês, na Universidade Gallaudet.
Resposta:
William Stokoe.
Ponce de Léon foi um dos primeiros professores para surdos do século XVII, e sua metodologia tinha como foco basicamente a datilologia, a escrita e a oralização, isto é, tinha mais associação com o modelo oralista de educação. Outros educadores defendem o uso da Língua de Sinais, sendo um deles Charles-Michel de l’Épée, considerado um dos primeiros defensores dessa língua. Ele desenvolveu várias pesquisas a respeito da Língua de Sinais, entretanto nenhuma delas tratava da verificação e do reconhecimento dela como uma língua e não como uma linguagem. Já Thomas Gallaudet, juntamente com seu colega, Laurent Clerk, fundou a primeira escola americana para surdos, mas não desenvolveu pesquisas para descobrir se a Língua de Sinais era mesmo uma língua. Para Alexander Graham Bell, que era defensor do oralismo, o surdo não deveria se reunir em uma sociedade de surdos, pois isso impediria que eles se integrassem à sociedade de ouvintes. A pesquisa que William Stokoe fez ao observar a Língua de Sinais utilizada nos Estados Unidos (American Sign Language – ASL), na década de 1960, é considerada um divisor de águas para os linguistas que estudam Línguas de Sinais.