O estudo dos períodos históricos na filosofia corresponde ao estudo dos períodos históricos na história da sociedade Ocidental. Ao conhecer e apreender a história, também compreendemos como se dão as mudanças de ideias ao longo do tempo. Com base nas informações apresentadas, podemos periodizar a história da filosofia. Correlacione os períodos. (A) Filosofia Medieval. (B) Filosofia Antiga (C) Filosofia Grega. (D) Filosofia Contemporânea (E) Filosofia Moderna ( ) Nessa época, passou-se do pensamento mítico-religioso para o pensamento filosófico-científico. ( ) Nesse momento, deu-se a transição do helenismo para o cristianismo. ( ) Não corresponde ao estudo dos períodos, solicitados no texto. ( ) Sua concepção busca encontrar respostas para a crise do projeto filosófico da modernidade, pretendendo-se, assim, atualizar o racionalismo. ( ) Nessa época, ocorre a descoberta das Américas, há uma ruptura com a tradição e valoriza-se o progresso e a individualidade.
C, D, E, A, B.
B, A, C, D, E.
D, E, A, B, C.
A, C, B, D, E.
E, A, B, C, D.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B, A, C, D, E
Explicação:
(B ) Nessa época, passou-se do pensamento mítico-religioso para o pensamento filosófico-científico.
(A ) Nesse momento, deu-se a transição do helenismo para o cristianismo.
(C ) Não corresponde ao estudo dos períodos, solicitados no texto.
(D ) Sua concepção busca encontrar respostas para a crise do projeto filosófico da modernidade, pretendendo-se, assim, atualizar o racionalismo.
(E ) Nessa época, ocorre a descoberta das Américas, há uma ruptura com a tradição e valoriza-se o progresso e a individualidade.
Os principais períodos da filosofia são (B, A, C, D, E):
- Filosofia Antiga;
- Filosofia Medieval;
- Filosofia Moderna;
- Filosofia Contemporânea.
Os períodos da Filosofia
Na Filosofia Antiga, falava-se sobre a origem do cosmos e do Universo, bem como sobre a filosofia do viver bem. Seus prinicipais autores são: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Na Filosofia Medieval, havia a prevalência dos conceitos da fé em superioreidade à razão. Fé e razão andavam lado a lado com os preceitos da Igreja. Seus prinicipais autores são: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
Na Filosofia Moderna, houve a valorização do ser humano e da ciência. Houve valorização das artes, da literatura, da pintura e dos métodos científicos. Seus prinicipais autores são: Descartes, Locke, Hume.
Na Filosofia Contemporânea, a consciência, a linguagem, a política começaram a ser assuntos recorrentes. Nesse sentido, houve o reconhecimento da condição humana. Seus prinicipais autores são: Nietzsche, Hegel, Kierkegaard.
Saiba mais sobre a história da filosofia em: brainly.com.br/tarefa/696768
SPJ5