O estudo do desenvolvimento humano foi focado durante muito tempo na infância. Posteriormente, alguns autores dedicaram parte de sua teoria à compreensão da fase adulta, enquanto outros colaboraram com conceitos que podem ser aplicados a essa fase, embora não tenham propriamente desenvolvido uma teoria do desenvolvimento humano.
Levando-se em consideração as teorias e os estudos que contribuem para a compreensão do adulto enquanto pessoa em desenvolvimento, considere as afirmativas:
I. Para Jung, a vida é um busca pelo processo de individuação, que se refere a uma experiência total de integralidade, ou seja, a uma integração entre os aspectos conscientes e inconscientes, sendo a meia-idade um período de grandes ganhos nesse processo.
II. A Teoria Cognitivo Comportamental propõe um protocolo de atuação para cada fase da vida, segmentando as orientações em terapia cognitiva comportamental para crianças, para adolescentes, para adultos e para idosos.
III. Skinner contribuiu para o estudo do desenvolvimento, quando na análise do comportamento propôs que a liberdade individual é parte da vida adulta, comportamento de quem se ‘sente livre’, sendo também o produto de uma história de condicionamento.
IV. Na teoria existencial de Sartre, o autor aborda a questão da autonomia e da construção de uma identidade autêntica em nossa trajetória de vida, sendo a fase adulta o momento de aceitarmos a vida humana como é e conseguirmos lidar com as ansiedades e a angústias que estão implicadas em nossas escolhas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Enquanto adulto em desenvolvimento, o pensamento de Sartre melhor responde à questão pedida.
Explicação:
Respondido por
17
Resposta:
I, III e IV estão correta
Explicação:
Perguntas interessantes