O estudo do cérebro humano até pouco tempo mostrava-se empobrecido por ausência de “ferramentas” que pudessem abrir essa verdadeira “caixa preta”. Hoje, inspirados em observações de ressonâncias magnéticas nucleares, tomografia por emissão de pósitrons e outros recursos tecnológicos, podemos saber bem mais sobre esse órgão e sobre os diferentes sistemas neurais que interagem quando aprendemos. Nessa linha de observação, Gardner fala de múltiplas inteligências e múltiplas linguagens nos caminhos do aprendizado e, dessa forma, retoma as linhas da ação do aluno sobre o conhecimento. Muitas de suas ideias e das de seus seguidores buscam ajudar o professor a “acordar” as diversas inteligências do aluno para fazê-lo, pelo autoquestionamento, buscar a verdade na ciência, a observação da beleza na arte e a compreensão do meio ambiente e do outro na ética. (ANTUNES, 2001, p. 18). O autor do trecho entende que a reflexão do professor sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas é de suma importância para o fazer educativo. No ensino de história, isso pode ser pensado como: Escolha uma:
a. A ideia de que nem todo conteúdo pode ser aprendido por todos os alunos. A habilidade que o professor deverá desenvolver será, então, a de escolher adequadamente os conteúdos para serem ensinados a determinado grupo.
b. A consciência de que, de acordo com as diferentes inteligências apresentadas pela teoria, o ensino de história sempre se efetiva em sala de aula, não importando o modo como ele é realizado, já que, de alguma maneira, os alunos entenderão o conteúdo.
c. A desnecessidade do desenvolvimento de diferentes estratégias de ensino a partir de um mesmo conteúdo, já que cada objeto de conhecimento oferece determinadas possibilidades de acordo com cada inteligência proposta pela teoria.
d. As diferentes inteligências, que dificultam a atividade do professor, já que sua preocupação deverá ser em ensinar o mesmo conteúdo, basicamente, a partir de oito possibilidades, de acordo com cada inteligência apresentada na teoria. e. O reconhecimento de que cada conteúdo e cada recurso utilizado para o ensino de história trazem em si determinadas possibilidades de aprendizagem que devem ser objetivadas e desenvolvidas pelo professor, considerando as inteligências identificadas na teoria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta correta letra E
Perguntas interessantes