O estudo das radiações tem importância significativa devido ao fato de que 24 horas por dia, 365 dias por ano, estamos expostos a radiações das mais diversas; muitas delas transitam pelo universo e atingem nosso planeta, outras são produzidas artificialmente pelo ser humano, para os mais diversos fins, como o tratamento do câncer, o desenvolvimento de aparatos para exames de imagem, o cozimento de alimentos em fornos de micro-ondas e até mesmo o desenvolvimento de artefatos de guerra nuclear capazes de extinguir a espécie humana da superfície terrestre
Soluções para a tarefa
Radiação ionizante é a radiação que pode ionizar átomos porque contém uma grande quantidade de energia. Portanto, esse tipo de radiação pode ter efeitos adversos no corpo humano. A alternativa correta é a letra E.
Radiação ionizante
Como já vimos, as radiações ionizantes podem causar muitos danos à saúde humana. Alguns dos efeitos mais comuns são:
- Efeitos agudos: Náuseas, fraqueza, perda de cabelo e queimaduras na pele.
- Efeitos crônicos: O câncer pode se desenvolver em diferentes órgãos do corpo humano.
É importante ressaltar que esses efeitos adversos podem ocorrer dependendo da duração da exposição, da quantidade de radiação absorvida e da intensidade da fonte emissora.
Complemento do enunciado:
Diante das informações descritas marque a alternativa correta:
Alternativas:
a. A radiação eletromagnética é aquela que se propagada por meio de partículas subatômicas, como elétrons, prótons e nêutrons, e caracterizada por sua carga, massa e velocidade.
b. Os alimentos irradiados são caracterizados por se deteriorarem em curto espaço de tempo e por produzirem efeitos tóxicos aos consumidores.
c. A radiação ultravioleta é caracterizada por um tipo de onda eletromagnética de alta frequência; uma perturbação que o núcleo do átomo vai emitir; não envolve nenhuma partícula presente dentro do núcleo do átomo sendo, desta forma, inofensiva as células humanas.
d. A radiação X é um tipo de onda eletromagnética de grande comprimento, com características químicas e poder de penetração semelhantes às dos raios solares; diferem-se, no entanto, por se formarem fora, e não dentro, do núcleo atômico.
e. A radiação ionizante tem energia suficiente para provocar ionização em átomos e moléculas, tornando o meio físico em que penetra eletricamente carregado podendo causar processos patológicos nas células humanas.
Leia mais sobre radiação ionizante em: https://brainly.com.br/tarefa/46921414
#SPJ4