O estudo da linguagem e comunicação humana é historicamente longo e repleto de teorias e apontamentos. Naturalmente percebemos que entender por completo as relações e funções do ato comunicacional não é simples e nem sempre um modelo atende a todas as potencialidades comunicativas. O estudioso Roman Jakobson foi um dos grandes teóricos do século XX que postulou as suas ideias sobre esse processo, talvez o que se tornou mais comum e divulgado na educação nacional. Veja os seis elementos da comunicação propostos por Jakobson:
“O REMETENTE envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO. Para ser eficaz, a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere (ou ‘referente’, em outra nomenclatura algo ambígua), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um CÓDIGO total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou, em palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um CONTACTO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação. Todos estes fatores inalienavelmente envolvidos na comunicação verbal podem ser esquematizados como segue”. (JAKOBSON, 2008, p. 122-123)
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 23.ed. São Paulo: Cultrix, 2008.
Refletindo sobre a comunicação humana e o excerto acima de Roman Jakobson, analise as alternativas e assinale a correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
alternativa 3
o modelo proposto por Jakobson é a única forma de entendermos sobre a comunicação, porém, não a entende como um processo dinâmico
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa: 3
Explicação:
Páginas 26 e 27 do livro
Perguntas interessantes