O estudo da Ilustração nunca mais foi o mesmo após o holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A crença ingênua no poder regenerador da razão inviabilizou-se. Estilhaçou-se a cômoda certeza de que as Luzes foram a filosofia da burguesia triunfante, e dos quatro pontos da Europa surgiram evidências acerca da amplitude e variação do fenômeno, que não caberia mais considerar nem apenas burguês, nem eminentemente francês, nem restrito ao século XVIII. A partir do texto, é correto afirmar que: a) A experiência do holocausto, no século XX, pode ser interpretada como a negação do projeto das Luzes, porque rejeita a eficácia do poder do Estado. b) A compreensão das Luzes não se prende à explicação do triunfo da burguesia, exigindo um estudo mais amplo sobre seus impactos na Europa. c) O projeto das Luzes difundia o ideário do progresso e, contraditoriamente, ensejava o conhecimento científico. d) O ideário das Luzes ajuda a compreender as revoluções liberais dos séculos XVIII e XIX, que defendiam a intolerância religiosa.
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É correta a alternativa B, já que o Iluminismo, ou "século das luzes", foi um movimento político, cultural, científico e artístico amplo, que mudou as próprias bases de pensamento da Europa, não sendo apenas um movimento político-econômico da burguesia.
Mesmo nos países em que as revoluções burguesas não atingiram os seus resultados políticos, as mudanças das bases culturais foram importantes, e prepararam um novo mundo, tanto na Europa como em outros continentes (em especial a América).
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