O estudo da Adolescência tem vindo a se configurar como construção social, vinculada à cultura de determinada sociedade.
Qual das seguintes fundamentações explica o termo "Adolescências", adotado por autores como Cerqueira-Santos, Melo Neto e Koller (2014), ao referirem-se a este período?
Escolha uma:
a. Considerar esta fase no plural mostra a variedade de mutações fisiológicas, sociais e ambientais que acontecem durante este período, tendo um inicio e fim bem definidos porém um desenvolver que pode variar conforme a sociedade.
b. Visto que coexistem períodos de transição como a puberdade precoce, a tardia e a adolescência, alguns autores referem-se a esta fase utilizando o plural.
c. Sendo um processo fisiológico individual cada indivíduo terá diferentes idades para a entrada nesta fase.
d. Por se configurar como um processo histórico-social-cultural de múltiplos sentidos indicando que a vivência e as possibilidades são subjetivas e infinitas.
e. Adolescências é um modo de explicar as diferentes etapas pelas quais os "jovens" de hoje passam, fazendo-se cada vez mais importante o papel da escola e família para facilitar a saída desta fase.
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
Dentro desse contexto, podemos citar as noções acerca da construção das reflexões de Vygotsky quanto o desenvolvimento do indivíduo estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Deste modo, sua ideia pode ser complementada por Piaget, que defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, fato contrário ao pensamento de Vygotsky, porém, o desenvolvimento biológico assim como o social são de grande importância.
Resposta:
Por se configurar como um processo histórico-social-cultural de múltiplos sentidos indicando que a vivência e as possibilidades são subjetivas e infinitas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA