O estudo da Administração Direta e Indireta diz respeito à estrutura e à organização administrativa do Estado. Trata-se de assunto relevante para a compreensão da estrutura burocrática e a reflexão de seu tamanho, regime jurídico, conformação normativa e mecanismos de planejamento, articulação e controle.
Soluções para a tarefa
Qual é a diferença entre Administração Direta e Administração Indireta?
A diferença da Administração Direta para a Administração Indireta é a descentralização. Primeiro, para entender a diferença desses dois tipos da Administração Pública, devemos entender do que se trata as duas administrações separadamente.
Definição de Administração Direta e Administração Indireta
Administração Direta: é composta de órgãos ligados diretamente ao Poder Executivo, em nível federal, estadual e municipal. Dentro destes órgãos existe hierarquia entre eles. São os órgãos ligados a federação:
- União
- Estado
- Distrito Federal
- Município.
Administração Indireta: é composta por órgãos descentralizados e autônomos, mas sujeitos ao controle do Estado. Neste caso não há hierarquia entre os órgãos, mas todos estão sujeitos a fiscalização do Estado. As entidades da Administração Indireta são:
- Autarquias
- Fundações públicas
- Empresas públicas
- Sociedades de economia mista
Essa descentralização da Administração Indireta tem como objetivo aumentar a eficiência e a eficácia das atividades administrativas e serviços de interesse coletivo.
Para aprender mais sobre Administração Pública, visite: https://brainly.com.br/tarefa/18968729
#SPJ4